segunda-feira, 14 de julho de 2008

Então... como foi?



Belém, três da tarde. Domingo solarengo, turistas em passeio, crianças a rir e pessoal a jogar à bola, os domingueiros ao rubro. E nós deitados na relva, à sombra de uma árvore, a toalha aos quadrados decorada de sandes, chouriço e vinho verde.




Família, amigos antigos e amigos novos. Uma bela maneira de voltar à chamada "normalidade". Foi bom conhecer de perto algumas das pessoas que seguiram o blog. Foi giro descobrir que afinal não fomos só os dois a Dakar.



Noutros regressos, o mais comum é ter pessoas a perguntar "Então... como foi?". Não é fácil responder, quando se está a viajar durante meses, com tantas aventuras e encontros.

"Conta-me tudo!"

S
erá que as pessoas querem mesmo saber tudo?

Uma das coisas mais engraçadas neste regresso é que a maior parte dos amigos (antigos e novos!) já sabe alguma coisa da viagem. Uns mais que outros, todos visitaram o blog; e por isso as perguntas agora são - digamos - mais direccionadas:

"Conta lá aquilo do maior comboio do mundo!" ou "Como é que foi estar em casa do Embaixador de Portugal em Dakar?"





Mudando de assunto: tal como nós, o computador resolveu entrar em descompressão. Voltou a crashar, vamos saber hoje o que se salva, o que se resolve. Por isso é que ainda não actualizámos o contador, e por isso é que ainda não temos o vídeo novo pronto. Mas ao longo desta semana, além de resolver este problema (o Eduardo já está a caminho!), vamos deixar aqui no blog alguns momentos de El Jadida, da viagem de camião com a STA, e ainda algumas surpresas.

E estamos em campanha eleitoral - é tempo de promessas, algumas para cumprir, outras nem por isso. É também a época dos cartazes, dos tempos de antena e dos slogans que não dizem nada, tipo "O Futuro é Hoje", "Por um Portugal Melhor" e outros do género.

Nós já temos duas ideias: "É pra cumprir!" e "Toca a votar!". Mas queremos mais - mais uma vez, aceitam-se sugestões. Quanto mais nonsense, melhor.

Ainda não conhecemos o Tenente Reformado - mas fomos jantar com o tio Xico, que tanto nos apoiou através dos seus sábios comentários no blog. Partilhámos histórias e despedimo-nos, porque agora que nós chegámos, é ele quem parte. Boa sorte nesta nova aventura em São Tomé! Quem quiser saber mais sobre esta e outras viagens em África, pode clicar no Calhau Rolado, que está nos nossos amigos.



Tio Xico e Bruxa, a sorrir para a fotografia.

NOTA: A maior parte das fotografias deste post foram tiradas pela sobrinha de 9 anos do Jorge. Parabéns, India!

25 comentários:

Gisela disse...

Parabéns India as fotos estao muito giras.lol
Bela tarde de Domingo amigos. Obrigada.
Mil beijinhos
Vibraçoes ++++++++++ para este novo ciclo.

Joana Arede Neves disse...

É pá, estou a ver q o convivio foi bom, quando voltar a Portugal espero que haja ai um encontro pa conhecer os aventureiros ;)

Parabens à sobrinha que cá para mim vai ser uma fotografa bem boa.

Adorei o ar do Tio Xico e da Cadela, que ficaram um must na foto.

Ana Maria disse...

Tive pena de não poder ir, mas vivo longe. Parabéns, fico à espera desses videos, espero que o computador fique bom depressa. E que fique bom de uma vez por todas. E o patrocinador, não vos arranja uma máquina nova? ;-)
A minha sugestão para os slogans políticos é "Por si."

Anónimo disse...

Consigo, vamos longe.

um gajo com a mania das políticas disse...

O progresso, passo a passo.

Tou a spera dessa campanha.
N vão ter uns cartazes?
se precisarem dum consultor de imagem apitem, é uma area k me atrai bueeee!

Anónimo disse...

A India adorou ver as fotografias que ela tirou no blog e ficou toda orgulhosa dos comentários!!!

Adorei o domingo tão bem passado na companhia de todos os que lá estavam. Têm de organizar outro, pois já estou a treinar os meus novos passes de bola!!! E em vez de 4 vou marcar uns 10 golos!!!!!!!!

Beijinhos a todos os que estavam presentes.... e aos que não estavam, nem sabem o que perderam....não faltem ao próximo

Joana Mana

diogo p disse...

Em 1 lugar pArabens! Só tinha comentado kdo voçes estavam k duvidas se iam continuar... valeu a pena n desistir! N pude ir ao picnic pk sou do Algarve.. a miuda cHama-se mm India? Mt fix, o nome. Tbm kero ter uma filha chamada India. Aiinda p cima tem jeito p fotografia. parabens. A minha contribuição p capanha politica é "ATE ONDE VAIS COM O TEU VOTO?" E eu já votei!! Todos a votar neste blog, é 1 escandalo se n ganhar!!! diogo pimenta

António disse...

É complicado votar, mas depois de várias tentativas já consegui. Concordo com o Diogo P. Este blogue tem de ganhar. E não é só a categoria da Cultura e Artes. É o prémio absoluto! Eu visito vários blogues diariamente mas não costumo comentar em lado nenhum. Incluindo neste. Mas agora que vamos a votos, sinto que é meu dever dizer que não houve, pelo menos que eu saiba, nada mais original que esta ideia, em qualquer categoria dos blogues nacionais! Dois portugueses com duas pasteleiras por África abaixo, até Dacar. E com apenas 1000 euros! É genial! Sim senhora, nem os senhores do Rally se atreveram. E ainda por cima pedalaram sempre com um sorriso enorme, levaram-nos com eles. Acho que falo por todos quando escrevo que eles arrancaram muitos sorrisos a todos nós, algumas gargalhadas... e se calhar uma ou outra lágrima. Não é fácil provocar emoções tão variadas, principalmente em tempos como os de hoje, em que vivemos sempre a correr, sem olhar para o que está à nossa volta. Muitos parabéns e OBRIGADO aos dois. Aos três, porque parece-me que há uma terceira pessoa que fez uma espécie de back-office, não é? Enfim, para quem não costuma comentar acho que já escrevi muito. Fico-me por aqui e deixo um repto a todos os que ainda não exerceram o seu direito de voto. Registem-se e votem! Lá porque os rapazes estão em primeiro lugar não quer dizer que já tenham ganho! E bem diz o outro, que é um escândalo se o Até Onde Vais Com 1000 Euros não ganhar.

Vota 1000 euros!

Visitante nº 80100 disse...

Vota e vai de mota!

Anónimo disse...

Sim, tive a ver os outros e nao tem nada a ver.
Podem contar c o meu voto.
Parabéns pelo blog, descobri há pouco tempo mas já li-o quase todo, quem me dera ter acompanhado desde o principio.
India, também mereces ganhar. Boas fotos!
Hugo

Anónimo disse...

Já votei.. mas agora tá em 2º outra vez. Vou dizer aqui no escritório p o pessoal tb votar.

Dinada disse...

Muito giro descobrir que blogas também :)

Eu sou a Graça do Hi5 mas sou a Dinada do Semifrio :)

Só tenho um 'adejectivo' ;) : Gostei!

Dinada disse...

E é óbvio que aque 'e' entre o 'a' e o 'd' ficou a mais. Chiça, bela impressão deixo aqui, logo no 1º comento! Fónix e desculpa o vernácula mas são coisas que m'atormentam, estas... :(

Dinada disse...

Desisto...cada tiro cada melro. E estas coisas não têm edit.
Só posso afirmar que até escrevo umas coisas sem erros. Juro!!!

Anónimo disse...

Com o Placard Electrónico, o blog ficou todo desformatado em Firefox... vejam lá isso!!!
abraços!

joana arede neves disse...

Ja votei rapazes, mas tive de por a minha antiga morada em portugal, pq a morada de espanha eles nao deixavam lol.

Jorge disse...

Já tirámos o placard... mas agora quem tem Firefox tem de votar duas vezes! ;)

Teresa disse...

que delícia de domingo! bem vindos! não estivesse eu no norte, tinha dado aí um salto.

vou passando por cá :)

Anónimo disse...

Inacreditável! O que a Joana Arede Neves diz pode ser verdade?

A votação está limitada aos residentes em Portugal? Os espanhóis, marroquinos, mauritanos e senegaleses que viveram e acompanharam a viagem do Carlos e do Jorge não podem votar?

Julgo que um dos objectivos da viagem e deste blog foi mostrar que fora das fronteiras europeias existe um mundo que vale a pena conhecer e só não o conhece quem não quer.

Seria bom que os responsáveis da Super Bock alargassem a mente para além de fronteiras tão mediocres e fossem conhecer esse mundo.

maria crítica

joana Arede Neves disse...

Infelizmente é verdade, pq eu nao consegui por a morada pois so dava com codigo postal e distritos portugueses, mas tenho certeza q o jorge e o carlos conseguem ultrapassar esse problema enviando uns codigos postais aos rapazes :)

Anónimo disse...

hi my brthrs i m habib i m fine what about you and carlos^^?
i miss you mutch ^^
yep is your familly?!! ^^
i happy four you now wid you familly ^^
salam khoia

Flávio disse...

PARABÉNS PELO MOMENTO VIVIDO...

Tive muita pena de estar a trabalhar e não poder ir...

Garanto que irei arranjar um tempinho para me encontrar com vocês.. mas os meus dias tem sido difíceis por causa de entrevistas de trabalho...

Mas irei contactar-vos de certeza :)

Abraços Flávio

fernando disse...

E' o meu primerio comentario mas segui a vossa aventura desde o inicio. Quando procurava por novas entradas a minha respiracao acelarava e as maoes tremiam tal era a ansiadade de ler algo novo ou ver novas fotos ou videos.

Entre outras coisas voces mostraram ao povo portugues (a uma grande maioria pelo menos) que viajar nao e' apenas chegar, tirar a foto da praxe e regressar a casa. Viajar engloba muitas outras coisas. Sendo uma das mais importantes, e tambem a mais esquecida, as PESSOAS! Para que viajar ate ao outro lado do mundo para apenas conhecer outros portugueses?! Conhecer as pessoas locais da uma dimensao totalmente diferente a uma viagem! Pena que muitos "turistas" se esquecam disso e os ignoram ou fugam deles a sete pes.

Grande abraco!

Anónimo disse...

A verdade e que vou ter pena de nao poder ofender mais ninguem neste blog.

O emplastro do tenente reformado.

Anónimo disse...

salut jorj ci ton famille ci bon famille bonjeurs pour tout les famille aller bon déjonie hhhhhhhh aller bay jusqua msn hamza_90_90@hotmail.com hamza de guelmime et voile mon blog www.black-metal-xd.skyrock.com