sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Começou o Ramadão

Começou há 3 dias. Por todo o mundo há agora pessoas que se abstêem de comer, fumar, beber e ter relações sexuais, desde que o sol nasce até que se põe. O Ramadão é uma época de abstinência e reflexão.

E adivinhem quem é que nos ligou a desejar um bom Ramadão?!

O Habib!

Foi há dois dias. ó não escrevemos logo porque estávamos tão entusiasmados com a história do Joff, e não queríamos misturar assuntos. O Habib tem mantido um contacto constante connosco - e nós com ele. Ou seja: não foi uma grande surpresa ele telefonar. A surpresa foi a mãe dele também querer conversa. Mesmo não falando francês, ou inglês - ou qualquer outra língua além do arábico. Por isso o Habib passa o telefone à mãe, e entre outras palavras o Jorge descortina um "Salam Aleikum", responde "Aleikum Salam", e depois mais umas coisas imperceptíveis e no meio um "berref", responde "berref", e para despachar uma conversa que não era conversa, deseja em francês um bom Ramadão, a senhora ri-se e responde, e acaba a conversa.

O Habib está de volta a Guelmim, depois de passar o Verão em Sidi Ifni. O Said, com quem também temos falado por messenger, este um mês e tal em Marraquexe, em casa do irmão do Hamza. E este último ficou por Guelmim, com o gang.

E ontem à noite, quem é que também telefonou a desejar um bom Ramadão? O Djaló! Mal sabe a surpresa que estamos a preparar com a Dina, uma das pessoas que costuma comentar aqui no blog...

Bom fim-de-semana! E bom Ramadão para todos - mesmo que não jejuem, podem sempre entrar no espírito! Como? Aceitam-se ideias.

10 comentários:

Aubigné disse...

Bom rapazes,

Dada a minha dificuldade em arranjar uma forma de arranjar net para me poder conectar estou a perder um pouco a motivação e a tornar-me um pouco perguiçoso para o meu blog.

Daí que vos mande este abraço...esperando notícias vossas.

Esse cafézinho?

Abraço Jorge e Carlos

TMA
http://westerneutour.blogs.sapo.pt

Aubigné disse...

Esta é a minha fraca ideia relativamente ao Ramadão, aquela que postei no comentário anterior.

Grande abraço, no fundo acaba por ser uma privação, forçada, mas é!?

TMA
http://westerneutour.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Começou o Ramadão... e ao k parece tb começou o Inverno, pá! Eu vou abster-me de trabalhar, será que o meu patrão se importa? Começo já amanhã e fico pelo menos dois dias sem fazer nada! Depois logo se vê :)

Bom fim de semana!

Anónimo disse...

Tiago! Que tal um café na segunda ou terça? E quem quiser junta-se à festa! Falamos por mail.

Já agora: estou neste momento a falar com o Said no messenger, que está fascinado com a aventura do Josh. Mais um!

Abraço e bom fim-de-semana.

Aubigné disse...

Rapazes não se esqueçam que eu sou, agora, um trabalhador...

Não por muito tempo com certeza(pequena ambição na vida...é assim não se pode ter tudo!)

Mas se esse café for pós-laboral...estou lá!

Será um prazer!

Não vou mandar para aqui uma data/hora para não correr o risco de falhar...

Digam-me por mail...

Abraço Jorge e Carlos,

TMA
http://westerneutour.blogs.sapo.pt

obs: PESSOAL JÁ TENHO NET...SE SOUBESSEM COMO ESTOU FELIZ...

Anónimo disse...

Eu conheço uns em Lisboa que são muçulmanos e apesar de não fazerem o jejum, nesta altura não saem à noite, não bebem alcool, etc. Basicamente abstem-se de tudo o que é supérfluo.

Anónimo disse...

e se durante o ramadão as pessoas deixassem de ir às compras? era uma ideia. só comprar o essencial. comida, etc. nada de electrodomésticos e carros e coisas que na verdade nao precisam.

E já agora, se é tempo de abstinencia, podiam deixar os carros em casa e usar transportes publicos.

Era capaz de mudar qualquer coisa. eu não sei se consigo... mas é uma ideia!

Anónimo disse...

Olá gente: tudo bem?
Jorge e Carlos: recebi o mail. Juro que vou escrever qualquer coisa sobre a nossa ída até Dakar e também escolher umas fotografias (da Mauritânia) para enviar. O que acontece é que se acabou a minha boa vidinha de férias e não tenho tido tempo: entre reuniões, Direcção de turma, Conselhos pedagógicos e afins... resta pouco tempo. Mas tenho novidades:
1 - A minha escola aderiu bem à ideia de angariar coisas junto dos miúdos para enviar pelo Sr. Joaquim. Criámos um tema: "ser cidadão do Mundo" e por isso, vamos precisar de vocês... Depois falamos.
2 - Vamos voltar ao Senegal (mas de avião por falta de tempo) em Dezembro... mal posso esperar!

Amanhã vou tentar escrever o mail com a nossa viagem, prometo! Aliás, como fiz um diário, até vai ser fácil. Haja tempo!Mas é claro que não foi uma viagem tão emocionante como a vossa - foi diferente!De qualuer modo, ficou o bichinho de querer fazer qualquer coisa mais...e voltar lá... Sempre!
Um grande beijinho. Dina.
Zé Fachada: Beijinhos para ti também e espero que isso aí esteja a correr bem. Quando vieres até cá, tens que dizer, boa?

Anónimo disse...

"não foi uma viagem tão emocionante como a vossa"

??!

Não digas uma coisa dessas, Dina! Lá porque uns vão de bicicleta e outros de carro, não quer dizer que seja mais ou menos emocionante. Tivemos mais tempo, é verdade - mas de resto, e como tudo na vida, está tudo na cabeça. O que interessa é o espírito, e pelo que percebi vocês viveram uma aventura muito fixe!

Aliás!... posso desde já confessar aqui em público que quando me contaste, no outro dia, que fizeste Dakar-Saint Louis (e volta!) pela praia... quase que atirei o telefone pela janela fora! ;) Que inveja, deve ter sido um espectáculo!

Continuamos em contacto, claro. Daqui a uns dias postamos a foto com a guitarra, e temos de combinar isso com a tua turma, conta connosco para o que for preciso...

Bjs!
Jorge

Anónimo disse...

da maneira como andam as coisas, o melhor é jejuar mesmo. sempre se poupam uns trocos, faz-se dieta. Nada mau, já começo a ver o ramadão com outros olhos...