terça-feira, 9 de setembro de 2008

Quem diria

Lembram-se de Sidi Ifni?

Uma pequena cidade à beira-mar, onde ficámos 4 ou 5 dias, a editar o filme dedicado aos nossos netos. Hospedados no terraço do Hotel Suerte Loca, com uma vista espectacular sobre a praia. Onde levámos as "nossas meninas" ao mecânico, um velhote que falava espanhol, que refilava com "os marroquinos" como se fosse de uma nacionalidade diferente.

Sidi Ifni! Uma terra pacata, onde comprámos bolinhos antes de nos estrearmos no Deserto do Sahara. Lembram-se de certeza!

Quem diria... mas Sidi Ifni viveu um Verão muito conturbado.

Em Junho, quando fomos ter com o Habib e o Said a Guemim, soubemos dos primeiros problemas. O Habib tinha estado em Essaouira com um amigo de Sidi Ifni e foi "expulso" da cidade por causa do que estava a acontecer. Uma espécie de motim. Quase... uma revolução!

Mas voltemos atrás alguns anos, para percebermos de onde vem o problema. Em 1476, a Espanha ocupou este território e chamou-o de Santa Cruz de la Mar Pequeña. Muitas trocas e baldrocas depois, Marrocos acabou por "ceder" a província de Ifni a Espanha, em 1860; e o Sahara Ocidental, em 1884.

Em 1957, Marrocos invadiu Ifni - ficando a capital, Sidi Ifni, nas mãos dos espanhóis, que acabaram por ceder às pressões em 1969, entregando-a aos marroquinos.

Desde essa altura que, de tempos a tempos, se levantam algumas vozes de protesto contra o actual estado das coisas.

Foi o que aconteceu em Junho: milhares vieram para as ruas manifestar-se, veio polícia e força de intervenção de todo o país... houve detenções, feridos... e mortos! Um problema gravíssimo que as televisões internacionais não mostraram - aliás, a Al Qaeda cobriu o incidente e foi-lhe imediatamente retirada a acreditação em Marrocos...

E na semana passada, estávamos à conversa com o Habib para saber como tinham sido as suas férias... em Sidi Ifni... que teoricamente tinha voltado ao normal... quando sabemos que teve de fugir da cidade quando as autoridades a cercaram, em Agosto, para mais uma demonstração completamente irracional de poder.

Quem tem razão, nestas alturas? É difícil tomar partido. Se têm ou não direito... nem sabemos se querem a independência ou ser espanhóis. E será que a Espanha os quer? Mas que houve abuso de autoridade, houve. Ficam algumas imagens do youtube - é uma das maravilhas dos "tempos modernos", qualquer pessoa com um telemóvel pode ser repórter.

Façam os vossos julgamentos:







Há mais videos no youtube, incluindo a tal reportagem da Al Qaeda. Basta fazer um search por Sidi Ifni 2008.

12 comentários:

Anónimo disse...

Amigos... sou um dos muitos que lê e nunca escreveu nada. Mas tinha que vos alertar para isto: não quererão dizer Al Jazeera? essa é que é a CNN do Médio Oriente. Como devem saber, ALQaeda é outra coisa :P

PCS disse...

Vinha avisar do mesmo, mas o TVG já se antecipou...
Abraço.

Anónimo disse...

hi my friend how are you?
i m now with some friend 3wina youssef watching your blog ah is very very nice with vedio of sidi ifni nice ^^
thanck you very mutch i love our picture

pedro disse...

a al qaeda ja faz reportagens em marrocos? e com acreditação? como é que se retira a acreditação à al qaeda?

agora mais a sério. tenho seguido este site quase diariamente e adoro todas estas coisas que aqui escrevem inclusivé estas acerca da vida real nestas paragens. como é obvio nao sabia acerca disto e fico muito contente por terem posto aqui esta noticia. nao prometo mas vou tentar comentar mais. é mais fácil so ver que comentar tambem.
abraço e continuem

Anónimo disse...

Al Qaeda? Acreditação? Está tudo perdido! Mas os jornalistas também têm qualquer coisa de terroristas, de vez em quando... por isso a gralha não é assim tão estranha... ;)

Anónimo disse...

Gralha à parte, isto que vocês estão aqui a mostrar é muito grave! Como é que as televisões não passam isto? Marrocos é aqui ao lado! Ficamos todos tão escandalizados com coisas bem menos graves que acontecem do outro lado do mundo, e as televisões passam porque está "na moda" ou claro, por interesses políticos e lobbies. Abusos destes deviam abrir os telejornais!

Obrigado! Atrevo-me a dizer que vocês estão aqui a prestar serviço público.

Mas cuidado com as gralhas! :)

Anónimo disse...

Eles querem ser espanhóis?!

Anónimo disse...

O 100 mil está cada vez mais próximo! Não tenham cuidado, não! Hoje é a experiência do acelerador de partículas, depois vem o 100 mil, e o McCain já vai na frente das sondagens dos EUA, e a Al Qaeda com acreditações de jornalista, e vilas marroquinas que querem ser espanholas... mas será que a Espanha ainda quer as vilas marroquinas? Está tudo perdido!

Anónimo disse...

Epá, o tenente reformado vai arranjar-vos uma guitarra? Genial! Estivesse ele no activo e ia proteger os indefesos de Sidi Ifni. Esse senhor já está na lista dos meus heróis!

Anónimo disse...

Não sei o k dizer... viram a forma gratuita como eles batem no homem, no 1º video? Inacreditável!

Anónimo disse...

eoa como é k é possivel k ninguem mostre isto ao mundo?
Pensamos k sabemos tudo o k s passa mas no fim existem grands guerras k nem nos passam pela cabeça.

bjs grands
continuem

ines

Anónimo disse...

infelizmente é o mundo em k vivemos.

JP