domingo, 5 de outubro de 2008

O Cabo Bojador não existe

Que pontaria! Ficámos sem internet dois dias... logo a seguir a prometermos um video para sexta à tarde. De qualquer maneira, diz o povo (e bem!) que mais vale tarde que nunca. Por isso aqui fica o nosso testemunho do Cabo Bojador... ou do bocadinho de costa que, segundo o Google Earth, é o Cabo Bojador!

5 comentários:

Anónimo disse...

"Carlos e Jorge,dois rapazes Portugueses, descobriram no ano de 2008 e de bicicleta uma nova versão do Adamastor."



O Mostrengo
«Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?» ( F.P. Mensagem)

Quem ler este brilhante poema realmente poderá supor que aqueles mares eram muito agitados com ventos ciclónicos e tempestades tenebrosas.
Ainda por cima , lembro-me que as estampas que existiam nos livros
mostravam vagas imensas com forma de monstro e um barco prestes a ser engolido.
Este vídeo é muito interessante e esclarecedor. O Adamastor não é perigoso pela sua turbulencia ,mas pela calmaria.
É verdade, os barcos à vela não se moviam do sítio, a água escasseava e quando queriam acostar ficavam encalhados nos baixios.
Tudo ao contrário do mito mas também deveras maçador para os navegadores.
Rapazes ,parabéns pela vossa descoberta histórica!

Aubigné disse...

Boa noite,

Antes de mais, vídeo muito elucidativo do que é o Cabo Bojador...

Depois, o sempre excelente comentário do Tenente Reformado...também ele muito verdadeiro.

Falando por experiência própria, julgo que vou dizer algo comum a todos os velejadores, não há pior coisa que velejar sem vento...depois de dias começam a vir as alucinações, especialmente se forem em solitário, a vontade de beber água potável aumenta e a vontade de comer e os enjoos também!

Olhar o horizonte e ter a sensação de que não estamos a avançar exige muita paciência, mesmo...a juntar a isto a possibilidade de encalhar, tornar-se-ia simplesmente dramático.

Rapazes grande Abraço,

TMA
http://westerneutour.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Concordo com o sr Tenente. Às vezes os monstros mais perigosos escondem-se por trás dos sorrisos mais reconfortantes. O lobo com pele de cordeiro, não é?

Obrigado pelas palavras, e aos nossos aventureiros pelo video. A minha imagem do Bojador mudou radicalmente, e a própria leitura da História começa a ter outros contornos e uma interpretação diferente.

luís b

Anónimo disse...

Epa k desilusão, anda uma pessoa a imaginar um Cabo assustador e obscuro para depois ver isto. Este dia foi tão desesperante como o dia em k descubri k o pai natal não existe, o sentimento é comun.

bjs
continuem

ines

Anónimo disse...

gosto das avestruzes! Mas há avestruzes naquela zona? e os peixinhos ao lado, é o quê? não são golfinhos... talvz peixes espada?