domingo, 15 de fevereiro de 2009

No news... good news!

Desde quinta que não escrevíamos nada no blog, mas este "silêncio" teve uma boa razão de ser: atravessámos o Parque Natural do Alvão, subindo por montanhas, atravessando planaltos, conhecendo aldeias pitorescas, fazendo novos amigos.

Estamos em Guimarães, onde apresentámos o livro, ontem ao fim da tarde. E como a próxima apresentação é amanhã em Braga, a 21km daqui, temos tempo para actualizar o blog, retomar alguns contactos importantes, lavar a roupa, fazer a revisão às bicicletas...

É sempre a subir!

O dia em que saímos de Vila Real foi um dos mais duros da nossa curta mas fértil existência enquanto ciclo-viajantes. Nem na viagem a Dakar tivemos uma etapa tão puxada. De manhã até ao pôr-do-sol... foi sempre a subir. Tínhamos a neve como objectivo (já que em Vila Real, nem vê-la), e de cada vez que perguntávamos por onde se ia para Lamas de Olo, as pessoas apontavam em frente e dizia "é sempre a subir".

Acabámos por acampar junto a uma barragem, no topo da serra, com neve à volta. Isto depois de uma paragem numa cabana, onde a senhora que lá estava nos assou uma "moura" na lareira, acompanhada de vinho da casa. E no meio deste esforço todo tínhamos feito apenas 10 km...

É sempre a descer?

Na sexta-feira, curiosamente dia 13, estávamos convencidos que ia ser sempre a descer. E a verdade é que grande parte do tempo foi mesmo. Tomámos o pequeno-almoço (e que pequeno-almoço!) em Lamas de Olo, seguimos sem pedalar - e praticamente sem travões - até Mondim de Basto, e depois foi uma mistura de subidas e descidas, com as subidas a ganhar destaque à medida que o dia acabava. Quando nos deitámos, num terreno algures junto à estrada, quase a chegar a Lameira, estávamos estafados.

You lost your sleeping bag!

Tínhamos atravessado o rio Tâmega, passando de Trás-os-Montes para o Minho, quando um carro encosta ao nosso lado.

"I think you lost your sleeping bag!"

E tínhamos mesmo. Agradecemos, a rapariga seguiu viagem e nós demos meia-volta, mas já vinha outro carro para nos dar o saco-cama, que tinha caído sem darmos por isso. Algum tempo depois, o mesmo carro que nos avisara em inglês passou na direcção contrária. Parou, começámos à conversa (desta vez em português) e foi na berma da estrada que fizemos nova amizade. A Renata é de Fermil de Basto e veio ter connosco ontem (sábado) à apresentação em Guimarães, com o namorado Júlio. E como ambos eram pouco dados a São Valentins, acabámos por ir jantar os quatro a uma tasca famosa pelo palavrões da cozinheira, que até devia estar num dia bem sereno, pela amostra.

E novidades?

Fica combinado que esta semana, quando postarmos as fotos de todas estas aventuras, explicamos mais ao pormenor cada episódio. Quanto a mais novidades... estamos na Bertrand de Braga amanhã e em Viana do Castelo na quarta. O que não é novidade nenhuma. Novidade, novidade, é que depois da apresentação no Porto (sábado, dia 21) vamos fazer uma paragem-extra no regresso a Lisboa, e temos mais uma apresentação, em Santarém, no domingo (dia 22).

8 comentários:

Anónimo disse...

Estou a pensar em ir até santarém..

Prometem ouvir a minha história de amor e ajudar a salvá-la do esquecimento?

Mas como é que podemos ajudar? perguntam vocês!... podem!
Como é que a vossa viagem se pode cruzar com uma história de amor?... pode!

Até já

Afteramsterdam

Anónimo disse...

Parabéns! estou a ler o vosso livro e adoro, sinto-me muito identificado com a forma como falam das coisas. a sério, muitos parabens!

Anónimo disse...

muito bem novidades...

a famlía fica contente por ler e saber das aventuras, sabe sempre bem...

continuação de boa viagem

até bjs e abc

Anónimo disse...

Já não vinha ao blog há algu tempo e fico contente de saber q continuam tão activos. Já tenho o livro mas confesso que ainda não comecei a ler... :((

boas pedaladas e fico à espera da próxima aventura, bjs sónia

Anónimo disse...

@ afteramsterdam:

ficámos curiosos! aparece em santarém e conversamos sobre isso.

Anónimo disse...

até sábado no porto!! vou para cima na 6ª para ver o CHE no fantas bjs e boas pedaladas na recta final:)

Anónimo disse...

Olá rapazes...

Depois de muitas aventuras e desventuras por aqui e por ali..
Depois de "para lá de marrakech"
Para cá de Palmela
Depois de caminhos de Santiago em busca de um encontro
Desta vez o mapa indica as coordenadas de Santarém!

Há quem escreva poemas de amor
Quem faça serenatas à chuva
Há quem ofereça flores e envie postais

E há quem… queira ir mais além, até Santarém!

Afteramsterdam

Bons caminhos!

Rafael Polónia disse...

sem dizerem muito, acho que foram foi jantar à Adega dos Caquinhos, com a famosa Dona Augusta, sempre com ela na ponta da língua! Não sei se chegaram a receber o bilhete (que coisa tão gay) que deixei na recepção da residencial, mas penso que sim! em relação ao resto, eu acho mesmo que passei por vocês, que iam metidos com um casal num audi...agora que me falam nisso! verdade? boa viagem!