quinta-feira, 31 de julho de 2008

Os sons das nossas meninas

Ontem à noite, ainda em euforia por termos finalmente o Premiere instalado e a funcionar, escrevemos um post chamado "Atenção, muit'atenção!", e que rezava assim:

"Já temos computador, programa de edição - e está tudo a funcionar a 100%!

Ou seja: este post vai autodestruir-se em apenas algumas horas. Assim que houver um vídeozinho pronto, por muito mísero que seja..."

Ok, ainda não estamos mesmo a 100%... mas a uns 90 e tal, o que já não é mau. Pelo menos conseguimos editar qualquer coisa - e com som. Assim sendo, montámos um pequeno "rough" para espevitar o blog, e vamos dedicar-nos durante o fim-de-semana ao clip #16.

Quanto a este pequeno video de hoje: foi feito à saída de Foum Al Oued, uma praia a 20km de Laayoune (a capital do Sahara Ocidental). Era o recomeço das grandes jornadas de bicicleta, depois de 3 semanas parados em Tarfaya e uns dias na praia.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Mini-férias

Todos nos gozaram quando dissemos que íamos partir para umas mini-férias, depois de quase 5 meses a viajar! Não foi o típico escape ao quotidiano, mas de outras coisas:

Férias um do outro - o Jorge para a serra da Estrela e o Carlos para o Algarve - do projecto (antes que o nosso assunto de conversa se tornasse para os outros penosamente monocórdico) e de nós próprios já que passamos estes meses a olhar-nos enfiados em ecrãs de computador por fotos e filmes.

Mesmo assim não escapamos a ver-nos no programa 30 Minutos da RTP :)



sábado, 26 de julho de 2008

Ronaldos há muitos!

(Este post é dedicado à Ana Torres)

Seja com a camisola da Selecção ou do Manchester... o que não faltam por aí são Cristianos!

Durante o percurso de Lisboa a Dakar, vimos umas 928 camisolas do Cristiano Ronaldo, cerca 67 do Tarik Sektioui (FC Porto), 28 do Figo, 5 do Quaresma, 4 do Deco e 2 do Nani.

Ouvimos descrições apaixonadas (e apaixonantes) das jogadas do futuro Melhor Jogador do Mundo, discutimos sobre o feitio do Mourinho, conhecemos no Bojador um rapaz que sabia o nome que o Simão tem tatuado no braço - e tinha um orgulho enorme por ser em árabe!

O futebol, nem que seja porque decorreu o Euro2008 durante a viagem, acompanhou-nos sempre durante esta aventura. Fez parte da paisagem, interferiu directamente com o desenrolar dos acontecimentos, foi razão para acelerar partidas...

Ficam dois dos muitos Ronaldos que encontrámos, que pena não nos termos lembrado de fazer uma colecção com todos... talvez na próxima aventura!


quinta-feira, 24 de julho de 2008

A pedido de várias famílias

Finalmente o 9! Não é a versão completa - é a que se arranja.

Parte 1:


Parte 2:


Curiosidade: na semana em que o clip era para ter saído, foi anunciado o regresso da Manuela Moura Guedes à TVI. Coincidência?! Uhhhh...

terça-feira, 22 de julho de 2008

Vamos a votos!

Enquanto o vídeo da nossa chegada não fica pronto, resolvemos que esta era uma boa altura para lançar uma sondagem no blog. Queremos saber quais são os vossos vídeos preferidos. Deixamos aqui uma selecção, para relembrar os mais esquecidos - e para ver os outros, basta clicar, no lado direito, onde diz... vídeos. Exactamente, é fácil!











E já agora, umas curiosidades:

1. Penso que até agora só uma pessoa é que tinha comentado... não temos vídeo #09. E porquê? Lembram-se de quando o computador avariou, em tarfaya? Andámos ali às voltas, formatámos e reformatámos, instalámos programas piratas e versões try-outs... e pelo meio tentámos fazer o vídeo de Tarfaya - que acabou por ficar inacabado, e depois acabámos por fazer a fotonovela. Essa versão inacabada do video #09 anda por aí algures, num dos DVDs de backups. Vamos procurá-lo, e quem sabe mostrá-lo, mesmo inacabado. Podem acusar-nos de estar a encher couriços, mas a verdade é que o nosso computador não tem mesmo cura, e na próxima segunda vamos resolver a situação com uma máquina emprestada - só então retomamos a montagem do novo filme - aquele em que chegamos a Lisboa e fazemos um flashback da viagem.

2. O vídeo que começou toda esta aventura não está a votos... e não temos uma explicação lógica para dar. É que fez-nos confusão misturá-lo com os outros, submetê-lo a tanta pressão... e se ninguém votasse nele? ;)

Afinal havia outra...

Há mais uma surpresa: confirmaram-nos agora a data em que saímos na RTP1 e é hoje! Logo a seguir ao telejornal, às 21:00.

Com esta é que não contávamos

Estivemos hoje de manhã na RTP, a finalizar alguns detalhes da reportagem que estão a preparar sobre nós, e que há-de ser transmitida no "30 Minutos".

Foi interessante assistir ao processo de preparação, filmagem e edição da peça - aprendemos muito. Mas ainda mais interessante - e inesperado - foi saber que o repórter de imagem que nos filmou foi, nem mais nem menos, o único no mundo a transmitir o início do bombardeamento de Bagdad, em 2003. É verdade: as imagens que passaram nas cadeias internacionais eram da RTP! E a câmara que filmou a nossa reportagem foi a mesma que registou esses momentos históricos - e trágicos.



O Nuno, claro, tinha histórias bem mais emocionantes que as nossas. A viagem de "encontros" continua em Lisboa - afinal, não é preciso ir muito longe para conhecer pessoas que são uma fonte de inspiração. Entre cada filmagem, deliciámo-nos a ouvir os seus relatos de aventuras no Iraque, Afeganistão e Kosovo.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

5 meses depois

Completam-se hoje cinco meses do dia em que partimos do Terreiro do Paço – para aquela que foi, provavelmente, uma das maiores aventuras das nossas vidas.

Os 1000 euros acabaram, as bicicletas lá estão em Dakar e nós de regresso a Lisboa, 4000km para baixo e outros tantos para cima.

160 posts depois, o blog continua vivo e de boa saúde. Já passamos os 80 mil views, foram feitos 1900 comentários, visitaram-nos de 82 países!

Do Tenente Reformado aos muitos anónimos, queremos agradecer a força que as vossas palavras de apoio nos deram. Foram o vento atrás das nossas costas. A motivação para manter o blog sempre activo, na medida do possível, sabendo que, nas condições em que viajávamos, nem sempre era fácil.

Amanhã temos uma surpresa!

sábado, 19 de julho de 2008

Eu conheço-te!

Tu não és do "Até onde vais com 1000 euros?"

E vá-se lá saber porquê, mas fiquei todo envergonhado e quase que me escondi. Já estava bastante alterado... era suposto ir só beber um copo ao Bairro, mas a noite foi-se esticando esticando esticando.

Aconteceu à saída do Incógnito, foi completamente inesperado, e a minha reacção foi, no mínimo, estúpida. Custava alguma coisa dizer olá e trocar umas impressões? Mas talvez por não estar à espera e por ser a primeira vez que me aconteceu tal coisa... ou talvez porque sou, por natureza, um tanto-ou-quanto tímido... ou talvez, já agora, porque me estava a vingar dos longos meses sem álcool... desculpas!

E andamos nós a dizer que vamos fazer campanha eleitoral! Aparece um potencial votante e sou incapaz de fazer propaganda, eheheh.

by Jorge

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Gatilhos, sapos e mentiras

Noite cerrada na Andaluzia. As tendas estão montadas à porta da Casa da Tia Liló, a fogueira ilumina uma conversa que se prolonga durante horas. Entre devaneios próprios de quem já esvaziou mais que uma garrafa de vinho tinto, falamos de gatilhos.

Falamos de como, às vezes, uma ideia (ou uma frase, ou uma imagem) pode desencadear uma data de eventos e mudanças. É como apertar o gatilho de uma arma - a explosão que se segue pode transformar tudo.

Lembramos os "gatilhos" que nos deram "aquele empurrão"; que nos inspiraram, que de alguma forma contribuiram para tomarmos uma decisão, ou pura e simplesmente seguir por um caminho diferente. Imaginamos a realização de um dia sabermos que também inspirámos alguém - que alguma coisa que fizemos ou dissemos possa ter servido de gatilho.

Esta semana recebemos um e-mail do Simão Portela, uma das pessoas que acompanhou a nossa aventura. Diz, entre outras coisas,

"A vossa viagem inspirou-nos, a mim e ao meu irmão, e já fizemos um pequeno teste no início deste mês. Fomos de Peniche a Lisboa e tentamos pedir espaço para montar a tenda em casa das pessoas, mas infelizmente não tivemos grande sucesso."

Foi pena isso das tendas, mas imaginem o nosso sorriso... era um sonho comum sentir que poderiamos dar "aquele" empurrão para alguém se lançar numa viagem.

E já que estamos numa de e-mails, deixamos uma fotomontagem que nos foi enviada quase no princípio da viagem, e que nos inspirou para pedirmos fotos às pessoas, para pôr nas polaroids do blog.

O Henrique é "um filósofo incompreendido" com jeito para o Photoshop. Pegou em duas fotos nossas - a do kit de cozinha e a do sapo morto - e pôs a imaginação a trabalhar... vejam lá se descobrem o sapo.



O Henrique tem um blog muito interessante, onde - entre outras coisas - conta toda a "verdade" sobre o cancelamento do Dakar - com a ASAE metida ao barulho. Também ensina como conseguir um passe de cinco dias para o Rock in Rio com dois euros. Para dois "colas" profissionais como nós, é uma inspiração... só foi pena termos chegado tarde para o festival. ;)

Não percam o http://men-tira.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Bicicletas, Bichos e Deserto

Este é o título de um entrevista que demos ao jornal "Mundo Universitário". Os últimos dias, aliás, têm sido uma correria - daí não andarmos muito activos no blog. Estamos, entre outras coisas, a preparar uma reportagem com a RTP e a iniciar "conversações" para a publicação de um livro sobre a nossa aventura.



O computador do Jorge, ao que parece, morreu de vez. Já o formatámos várias vezes, os problemas acumulam-se. Se calhar entrou areia no sistema, no deserto... ou então está a ficar velhote, coitado... já se fartou de viajar, entre esta viagem e outras à Índia.

Ou seja: estamos a preparar soluções alternativas para conseguir montar o próximo filme em condições. E enquanto o filme não sai, vamos deixar fotografias e algumas curiosidades. Hoje temos a capa do Mundo Universitário - a entrevista está disponível na versão PDF, no site http://www.mundouniversitario.pt/

terça-feira, 15 de julho de 2008

El Jadida - 6 Momentos

Sabia que... enquanto foi presidente, Mário Soares visitou El Jadida três vezes? É verdade, três - 1,2,3 - pelo menos segundo as nossas fontes marroquinas.

Nós ainda só fomos uma - mas quem sabe se noutras viagens a Marrocos não batemos o recorde do ex-presidente "fixe". Esta visita aconteceu porque tivemos de esperar que se resolvesse a situação dos camiões na alfândega. Sem paciência para Casablanca, fomos a El Jadida - conhecida sobretudo pela praia e pela Citadela Portuguesa. E foi entre velhas muralhas e ruas com nomes lusos que conhecemos o Habib, um comerciante local que fala um português impecável, e que entre muitos anónimos portugueses, travou conhecimento com - surpresa! - a atleta Aurora Cunha.


Foi um final de viagem simpático, num regresso momentâneo ao espírito de viagem que marcou os primeiros dias em Marrocos. O deslumbre pelas cores, o fascínio dos cheiros, a coreografia anárquica de imagens... que pena irmos embora!


Ficam alguns momentos:






segunda-feira, 14 de julho de 2008

Então... como foi?



Belém, três da tarde. Domingo solarengo, turistas em passeio, crianças a rir e pessoal a jogar à bola, os domingueiros ao rubro. E nós deitados na relva, à sombra de uma árvore, a toalha aos quadrados decorada de sandes, chouriço e vinho verde.




Família, amigos antigos e amigos novos. Uma bela maneira de voltar à chamada "normalidade". Foi bom conhecer de perto algumas das pessoas que seguiram o blog. Foi giro descobrir que afinal não fomos só os dois a Dakar.



Noutros regressos, o mais comum é ter pessoas a perguntar "Então... como foi?". Não é fácil responder, quando se está a viajar durante meses, com tantas aventuras e encontros.

"Conta-me tudo!"

S
erá que as pessoas querem mesmo saber tudo?

Uma das coisas mais engraçadas neste regresso é que a maior parte dos amigos (antigos e novos!) já sabe alguma coisa da viagem. Uns mais que outros, todos visitaram o blog; e por isso as perguntas agora são - digamos - mais direccionadas:

"Conta lá aquilo do maior comboio do mundo!" ou "Como é que foi estar em casa do Embaixador de Portugal em Dakar?"





Mudando de assunto: tal como nós, o computador resolveu entrar em descompressão. Voltou a crashar, vamos saber hoje o que se salva, o que se resolve. Por isso é que ainda não actualizámos o contador, e por isso é que ainda não temos o vídeo novo pronto. Mas ao longo desta semana, além de resolver este problema (o Eduardo já está a caminho!), vamos deixar aqui no blog alguns momentos de El Jadida, da viagem de camião com a STA, e ainda algumas surpresas.

E estamos em campanha eleitoral - é tempo de promessas, algumas para cumprir, outras nem por isso. É também a época dos cartazes, dos tempos de antena e dos slogans que não dizem nada, tipo "O Futuro é Hoje", "Por um Portugal Melhor" e outros do género.

Nós já temos duas ideias: "É pra cumprir!" e "Toca a votar!". Mas queremos mais - mais uma vez, aceitam-se sugestões. Quanto mais nonsense, melhor.

Ainda não conhecemos o Tenente Reformado - mas fomos jantar com o tio Xico, que tanto nos apoiou através dos seus sábios comentários no blog. Partilhámos histórias e despedimo-nos, porque agora que nós chegámos, é ele quem parte. Boa sorte nesta nova aventura em São Tomé! Quem quiser saber mais sobre esta e outras viagens em África, pode clicar no Calhau Rolado, que está nos nossos amigos.



Tio Xico e Bruxa, a sorrir para a fotografia.

NOTA: A maior parte das fotografias deste post foram tiradas pela sobrinha de 9 anos do Jorge. Parabéns, India!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Olhe... se faz favor!

Por acaso ninguém tem uma bicicleta para nós darmos uma voltinha rápida? Estamos com saudades das nossas meninas... prometemos não fugir para muito longe. ;)

Vamos estar no Domingo, às 15:00, nos Jardins de Belém (perto do McDonald's). Apareçam, tragam a bucha para o picnic, o cão e a família.

Estamos curiosos de conhecer algumas das pessoas que nos acompanharam e deram força ao longo da aventura. O mais certo é terem mais para nos contar do que nós a vocês.

Até Domingo - e quem não votou... está à espera de quê?!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Começa!

Já recuperámos o fôlego, depois de tantos abraços carregados de saudades. Já dormimos, comemos um bom bife, demos festas aos cães e beijinhos a quem de direito.

E no Domingo arrancamos com a nossa campanha eleitoral, para a eleição do melhor blog de 2008. Para assinalar o momento, vamos fazer um "picnic-comício", em Lisboa. Contamos com todos os amigos que nos acompanharam nestes quatro meses e meio de aventura, venham preparados com perguntas que nós temos as respostas na ponta da língua. ;)

Até temos promessas eleitorais - para cumprir!

Hora e local a confirmar amanhã, durante a tarde, neste mesmo blog.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Chegaram os Super Colas

São cinco e meia da manhã - chegámos. Um bocado cansados, como é de esperar. A viagem de Casablanca para Lisboa correu bem, como seria de esperar com algumas surpresas. Desde marroquinos que se infiltraram ilegalmente nos eixos dos camiões (foram apanhados já em Espanha) a refeições à borla no ferry, que também não custou um tostão... foi mais uma viagem para recordar.

Antes de mais, um agradecimento: ao sr. Gabriel, que com um entusiasmo genuíno se juntou ao nosso projecto, disponibilizando dois lugares nos camiões da STA.

Quando chegámos a Benedita, tínhamos uma equipa da RTP à espera - e como colas profissionais que já somos, cravámos logo uma boleia até Lisboa. Os últimos 80km de viagem passaram a correr - e aqui estou, em casa. O Carlos seguiu para casa dele, a viagem acabou.

Mas o blog não se fica por aqui. Há ainda o video da chegada... e agora que voltamos a ter acesso a um computador de jeito, vamos editar alguns dos filmes que gostaríamos de ter feito durante a viagem. Ou seja: nas próximas semanas vamos ter muitas surpresas.

E ainda... as votações para os Blog Awards! Esta semana vamos começar a fazer campanha, mas não é preciso esperar pelo último dia para votar. Aliás, quanto mais depressa melhor, a ver se entramos já no top 5 do ranking.

Agora vou dormir - na minha cama!

by Jorge

Post SMS recebido às 21:35

Estamos qs na fronteira, chegamos esta madrugada a Lisboa. Amanhã conversamos!

segunda-feira, 7 de julho de 2008



Habib e Hamza em Guelmim.



Hamza na festa da escola da irmã mais nova.






Na praia de Agadir, como sempre a rock-and-rollar.



Momento Kitch em Agadir.



Reencontro com Abdellah, o amigo berbere que nos fez chá com água da chuva, levou-nos a uma gruta que foi esconderijo de portugueses e ainda nos ofereceu almoço em casa. Há 3 meses!





Para acabar em grande a viagem, um festival berbere que juntou música tradicional, Youssou N’Dour, muito reaggae e DJs.

Saímos de Agadir já com as energias apontadas para o camião de Casablanca, com quem vamos para Lisboa. Assuntos alheios tanto a nós como à transportadora obrigaram-nos a ficar (ainda) mais uns dias em Marrocos. Fomos para El Jadida – e fica aqui uma promessa: nos próximos momentos vai aparecer uma atleta portuguesa!

#15 - O Regresso

Regressar em transportes públicos, depois de vir para baixo a pedalar, vai parecer uma viagem de foguetão!

Assim pensávamos, à saída do Senegal, já com a vida a chamar-nos de volta a Portugal e a força de ter cumprido um dos principais objectivos do projecto. Mas olhando com outros olhos para o mapa, de Dakar a Lisboa ainda é um bocado. E há que contar com os filmes nas fronteiras, os autocarros que param para os passageiros rezarem, ou para comprarem melancias, ou porque simplesmente avariam e é preciso esperar cinco horas por uma peça – nem pensar em trocar de viatura! Além disso andamos amolecidos (não temos a Mikelina e a Penélope a chiarem-nos ao ouvido e a pedir “só mais um quilómetro!”) e temos reencontros marcados com alguns dos melhores amigos que fizemos nesta viagem.

Viemos por isso numa espécie de balão de ar quente mental, a pairar pacatamente sobre as memórias destes quatro meses, e a disfrutar dos últimos dias em África.

A par disto, esperamos também os camiões da S.T.A., a transportadora do Sr. Gabriel que nos ofereceu uma boleia de Casablanca para Portugal e que faz o trajecto regularmente. Sendo que esta era a parte que nos ía sair mais cara – pois inclui o ferry e autocarros já a preços europeus –, acabou por sobrar os últimos trocos dos 1000 euros; que gastámos em Agadir, e agora em Al Jadida, enquanto fazemos tempo.

E por falar em fazer tempo: ainda estamos embasbacados com o que renderam estes 1000 euros.

Depois de vários reencontros mais ou menos inesperados, espera-nos a familia, os amigos e toda a vida em Portugal. Esse é o maior reencontro, pelo qual estamos ansiosos. Partimos hoje ao final do dia, Inchalah, para os últimos dias de viagem.

E não se esqueçam! Votem em nós! Quanto mais depressa melhor, para irmos subindo no ranking!

sábado, 5 de julho de 2008

Fazer tempo em El Jadida

Muita praia. Musica berbere. Djs Mexicanos. Copos. Alpha Blondy. Areia. Ainda ontem nos viemos embora de Agadir, e ja temos saudades destes dias de férias. Enfiamo-nos num autocarro durante 10 horas, so para chegar a Casablanca e perceber que afinal o camiao so sai na segunda-feira. Ou seja, tinhamos tres dias sem nada para fazer... em Casablanca?!

Entramos noutro autocarro, no meio de uma confusao de gritos, empurroes e tentativas de socos - e viemos para El Jadida, uma cidadezinha a hora e meia de Casablanca, com praia e uma cidadela portuguesa.

Quanto a chegada... estamos atentos aos comments, mas é muito dificil prever o dia exacto... quanto mais uma hora. Ainda nem sabemos onde é que nos vao deixar. Na segunda-feira, quando sairmos, vamos tentar perceber se a transportadora consegue dar uma ideia - mas isto nao eh um transporte publico, com horarios e paragens. Ou seja: vamos tentar organizar qualquer coisa, dentro do que for possivel. Se der para ser a chegada, "ao vivo", melhor. Se for impossivel marcar uma hora e um sitio, combinamos uma churrascada algures, no fim de semana a seguir. Aceitam-se sugestoes.

And last but not least!

Ja comecaram as votacoes dos Super Blog Awards! Estamos na categoria "Cultura, Arte e Entretenimento". Toca a votar! Primos, tias e piriquitos tambem podem votar, por isso espalhem a palavra!

quarta-feira, 2 de julho de 2008


Podem acusar-nos de estar a encher chouriços... a verdade é que as saudades de uma bela bifana de porco levam-nos a estas coisas.

Adiante: enquanto esperamos pela nossa boleia de Casablanca para Lisboa, lembramo-nos de fazer uma colectanea de fotos com alguns dos momentos mais kitch. Ha mais - ha muitas! - mas estas sao um bom apanhado.

Ontem o concerto de Youssou NDour foi bom, juntou-se um gang de quase vinte amigos de Guelmim. Ainda encontramos o Abdallah, de Aglou - o berbere que nos serviu cha com agua da chuva na praia, e que nos levou a ver a "gruta dos portugueses". Coincidencias atras de coincidencias. E com sorte ainda nos encontramos com o Hisham e o grupo de Kenitra, que foram ao festival de Essaouira e, quem sabe, ainda passam aqui.

Ficam as fotos, que o sol pede praia!


Que fofinhos! Na estrada a caminho de Loulé – a mais perigosa em toda a viagem! – encontrámos este cantinho de paz.


O novo CD das “Las Carlotas” é um sucesso sem precedentes na história da música ligeira andaluz. Uma pedra no charco.


É de fresa ou vainilla? Barraquinha de gelados em El Rocio.


Palácio de Plástico no parque de campismo de Zahara de Los Atunes. Dignos de uma sessão eram também a respectiva Cinderela-de-Cabelo-em-Abóboda e o Príncipe-Mal-Encarado... mas por motivos de ordem técnica (leia-se constrangimento) não conseguimos sacar imagens destes dois velhotes. Ela era uma dona-de-casa obcecada com as cortinas do Palacio, que abria e fechava com “alguma frequência”; enquanto ele defendia os gatos de dois "ferozes" labradores, primeiro com baldes de água, depois de pistola em riste, imagine-se.


Ternura em Kenitra. Não foi o primeiro, nem o último – os fotógrafos kitch davam uma viagem por si só. Mas fica este para mais tarde recordar, e quem sabe para pôr numa moldura, em cima de um naperon na televisão lá de casa.


Afinal o look pimba não é um exclusivo Português... nem o bigode!


Um toque de classe em Bojador. E sim – era mesmo uma pistola... apontada aos labradores!


Peça decorativa no quarto de Bojador. Um regalo para os olhos.


Manneken Pis de sobrancelhas pintadas e cabeleira postiça, prestes a fazer chichi no Carvalhal.


Jardim Encantado, invadido por Seres Queridos, algures no Algarve.


Bibelots de prestígio é em Silves.

terça-feira, 1 de julho de 2008

So paramos em Lisboa

Estamos em Agadir... quase de partida para Lisboa!

O regresso a Marrocos foi outra epopeia de quase 48 horas, de Nouadhibou a Guelmim - onde reencontramos dois amigos desta viagem, o Habib e o Said. O plano era seguirmos directos para o Festival Gnaoua, em Essaouira - mas ja chegamos tarde a Guelmim, fica para o proximo ano.

Mas como sempre, ha uma estrela a brilhar por esta viagem - e nao é que em Agadir começa hoje um festival berbere, de musicas do mundo... onde vao actuar Youssou NDour e Cheb Khaled, presentes na banda sonora dos nossos filmes? Ha coincidencias dificeis de explicar. E se acrescentarmos Alpha Blondy e mais alguns nomes bem respeitaveis, temos todas as razoes para afirmar que este é um belo final de viagem. Ainda por cima, de entrada gratuita - e dormimos na praia!

Como ja estamos em "descompressao", esta semana estamos um bocado para o preguiçosos... o video do regresso sera feito assim que chegarmos a Lisboa, que deve ser la para o fim-de-semana. E nos proximos dias, deixamos alguns Momentos muito especiais, enquanto esperamos pelo camiao que nos leva de boleia, e que sai de Casablanca. Assim que ele der sinal de partida, enfiamo-nos num autocarro para ir la ter - e la vamos nos, so paramos em Lisboa!