O livro está acabado, a capa escolhida e até já demos uma palestra! E antes que morram de tédio com tantas reposições de videos e "séries inéditas" de fotos, resolvemos que esta quadra natalícia era propícia a uma pausa no blog. O que não significa necessariamente que vamos estar parados:
- vamos concentrar-nos no projecto que temos para 2009;
- vamos preparar a estratégia de promoção do livro;
- vamos às compras. ;)
Um de nós vai a Marrocos dar a guitarra ao Said. Mas isso é no fim do ano. E em Janeiro, quando "reabrirmos" o blog, haverá muitas novidades.
Quem quiser receber novidades em primeira mão, pode enviar-nos um e-mail para proximaparagem@gmail.com que nós faremos, uma vez por semana, um update.
Bom Natal e um Feliz Ano Novo para todos, vemo-nos em Janeiro!
domingo, 30 de novembro de 2008
Bom Natal! Até Janeiro!
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
As fotos da nossa 1ª palestra!
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
À descoberta
Ontem atravessámos mais uma fronteira, e descobrimos um "admirável mundo novo".
Fomos conversar com os alunos do 7º ao 9º ano, do Externato "As Descobertas". Uma experiência muito motivadora, a de contar a história da viagem a miúdos de 14-15 anos, e no fim ver tudo de braço no ar a querer fazer perguntas. Obrigado ao Prof. João Rangel de Lima e à Sofia pela oportunidade.
Assim que houver fotos, publicamo-las aqui. Por enquanto fica a frase do Chaplin que serve de mote a este ano lectivo, no externato:
"A persistência é o caminho do êxito."
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Livro quase pronto & fotos inéditas
Ontem entregámos a última parte do manuscrito à Livros D'Hoje. Estivemos a ver a 1ª prova do livro, as correcções ao texto feitas pela revisora, a fazer a nossa própria revisão. A capa está aprovada. Seleccionámos as fotografias que vão aparecer. E parece que até já há uma data para o livro sair - mas preferimos só confirmar quando tivermos mesmo a certeza.
Parece que está tudo a andar sobre carris. Hoje deixamos aqui um grupo de 9 fotografias inéditas, de uma "sessão" que realizámos à beira da estrada, na Mauritânia, e que estava meio esquecida em pastas dentro de pastas. Na altura, pareceu-nos um lugar fotogénico e tirámos umas 30 fotos ao todo. Foi também aqui que o Jorge sacou meio quilo de areia para trazer como souvenir (a mesma areia que as cadelas espalharam em pequenas dunas pelo escritório, uns meses depois).
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Merci, Dina!
Estas foram as primeiras palavras que ouvi ontem, mal atendi o telefone. Era o Djaló - a avisar que já recebeu a guitarra oferecida pela Dina, e a agradecer o presente. Infelizmente não temos fotos ou filmes para documentar o momento, por isso lembramos aqui um momento muito musical que vivemos com o nosso amigo guineense: a ida ao estúdio onde ele grava as suas músicas, numa terrinha chamada Cansado, a poucos quilómetros de Nouadhibou.
E a quem possa interessar, a guitarra foi para a Mauritânia no "Joaquim Express". Dina, mais uma vez obrigado pelo gesto, devias ter ouvido a voz do Djaló. Estava mesmo contente.
E já agora, a outra guitarra será entregue por mão próprio ao Said, na passagem de ano.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Imundos no Senegal
E para variar das "reposições", hoje deixamos aqui um video novo. Foi filmado no Senegal, em duas ocasiões diferentes. Primeiro, junto ao Lago Rosa, depois de três dias a pedalar desde Saint Louis.
A segunda parte foi feita à entrada de Dakar, numa breve paragem para respirar fundo e beber qualquer coisa fresca. Estávamos há horas a atravessar um trânsito infernal, e apesar de termos tomado banho para chegarmos "apresentáveis" à Embaixada, acabámos por ficar ainda mais porcos que em três dias na savana.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Andamos calminhos...
...o que não quer dizer que não se passe nada. O livro tem ocupado grande parte do nosso tempo (está a ficar muuuito giro!), e também estamos a preparar a primeira "conversa" com alunos, numa escola em Lisboa.
Temos fotos que estão para postar aqui há muito tempo, novidades das guitarras, etc. Amanhã falamos com mais calma.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
3 Momentos
O prémio e toda a agitação deste fim-de-semana à volta do blog pôs-nos a passear pelos videos, a relembrar momentos, a rir de imagens que já não víamos há algum tempo.
E como estamos numa fase que mistura nostalgia e festa, resolvemos voltar a partilhar três dos momentos mais engraçados da viagem, entre muitos outros - alguns nem sequer chegámos a pôr no blog. Mas estes três foram especiais, tanto pela piada como pela reacção das pessoas que visitavam o blog.
Primeiro, um video que já se tornou num "clássico" do blog. Foi filmado perto de El Puerto de Santa Maria... e chama-se "Em casa da Tia Liló":
Depois temos outro momento alto, infelizmente já foi editado com recursos muito limitados, o que é pena porque havia mais para mostrar. Mas mesmo assim andou por aí a circular num e-mail. Chama-se "Como enfiar 1 camelo num camião".
And last but not least, a nossa entrada triunfal no Senegal. É um rough de alguns segundos apenas, sem qualquer tipo de edição (até a música é "ao vivo"), e mostra uma certa barreira que foi montada por uns putos na estrada, para pedir dinheiro. Mas o nosso piloto italiano não se deixou ficar. O video chama-se "Senegal, km 1" e é uma delícia!
Para quem estiver curioso para ver mais videos, pode procurá-los no blog ou então seguir este link que vai directo para a nossa "colecção" do Sapo: http://videos.sapo.pt/proximaparagem/ultimos
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
De Lisboa a Dakar em 10 videos
Antes de mais, a primeira consequência de termos ganho o Blog Awards: já nos visitaram da Rússia! Finalmente... foi só uma visita, mas foi. O mapa começa a compôr-se, eheh. E agora vamos ao que interessa: como temos muitos visitantes novos a passar no blog, achámos interessante reviver o que se passou entre Fevereiro e Julho deste ano, com meia dúzia de vídeos a ilustrar. São só alguns, entre tantos que temos. Mas são alguns dos nossos melhores videos, e servem para um primeiro contacto com o blog. Quem ficar curioso, tem muito mais por onde explorar. ;)
Pois bem, tudo começou com um pequeno clip que postámos em Fevereiro, a desafiarmo-nos e também a desafiar o pessoal. Este video foi muito bem recebido, passou de e-mail em e-mail e foi o princípio de uma bela aventura na blogosfera:
Uns dias depois do primeiro video, partimos do Terreiro do Paço, com honras (desmesuradas?) de directo na SIC e reportagem na RTP e mais não sei quantos meios. Demorámos uma semana a chegar a Silves, e o primeiro video de viagem foi uma surpresa até para nós. O resultado ultrapassou todas as expectativas:
Depois avançámos por Espanha, onde fomos visitar o Centro de Reprodução do Lince Ibérico, atravessámos 30km de uma praia, pela areia... e ao fim de duas semanas chegámos a Tarifa. O video de Espanha também é muito engraçado, e já acusa alguma evolução na arte de bem-editar, eheh:
E por falar em editar, o que dizer do video que mostra os nossos primeiros dias em Marrocos? Foi votado o melhor video desta viagem, pelos leitores do blog, e é o que se pode chamara de "um clássico".
A aventura teve muitos bons momentos, e alguns dos melhores concentraram-se em três únicos dias, quando atravessávamos o chamado "território berbere", antes de entrar no Sahara... a cabeça de cabra em Tiznit, o chá de chuva em Aglou, os pescadores berberes... está tudo nestes dois videos:
Depois atravessámos o Deserto, "encalhámos em Tarfaya", o computador apanhou uma virose, e os videos passaram a ser um bocado mais simples, porque já não tinhamos o mesmo "poder de edição". Mesmo assim, é impressionante o que se consegue fazer com boa vontade, imaginação e paixão. Mesmo em formato "desenrascado", os videos foram melhorando semana a semana, e quando chegámos à Mauritânia, a coisa tinha melhorado muito. Fica aqui um exemplo, com o video que mostra o Maior Comboio do Mundo, os últimos dias de deserto e uma boleia muito especial:
E finalmente, quatro meses depois, o Senegal. Se os videos são todos tão especiais para nós, a partir daqui começam a ganhar uma aura nova... qualquer coisa de nostálgico, que os primeiros não tinham. Confirmem vocês mesmos, nos dois videos que fizemos no Senegal:
Mas a viagem não acabou em Dakar. Era preciso voltar, ainda dentro do limite dos 1000 euros. E à boleia, de autocarro e camião, voltámos para Lisboa em três semanas. O regresso começou com uma recusa em entrarmos na Mauritânia. Voltámos para o Senegal, tratámos de burocracias e só á segund tentativa começámos o verdadeiro regresso, reencontrando muitos amigos que tinhamos feito durante a viagem. Este video é uma homenagem a esses amigos, e a esse regresso cheio de pequenos acontecimentos e grandes momentos:
Se quiserem ver mais videos, é só clicar no menu onde diz videos... ou, melhor ainda, explorar o blog. Tem muito mais que videos.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Até onde vais?
Parece que os 1000 euros estão a levar-nos ainda mais longe que a Dakar! Muito obrigado a todos pelo enorme sorriso que nos colaram à cara, não há palavras...
Se não fosse o apoio enorme e a adesão de tanta gente, desde o primeiro dia, nada disto teria importância. Mas agora é que não se safam de outra aventura. O livro está praticamente acabado, em breve temos muitas (e boas) novidades. Estejam atentos!
Ranking e comentários
Amigos! Atingimos a marca de 90 países a visitarem-nos! E o ranking sofreu algumas alterações, desde a última vez que falámos sobre isso. Fica a lista dos dez países que mais visitam o blog, com as respectivas "movimentações":
< 1. Portugal
< 2. Espanha
< 3. Alemanha
5 4. Reino Unido
6 5. Marrocos
< 6. Brasil
< 7. EUA
5 8. Holanda
6 9. França
< 10. Mauritânia
E já agora, mais uma novidade: apesar de ao longo do passatempo os comentários terem diminuido drasticamente (o que é natural), atingimos esta semana o bonito número de 2.500 comentários... em 9 meses! Obrigado a todos!
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
And the winner is...
O vencedor do PASSATEMPO SALOMON é o Filipe Freitas. Vai ganhar uma mochila da nova colecção da Salomon.
E por falar em prémios... já só faltam 5 dias para ficarmos a conhecer os vencedores do Super Blog Awards. Alguém tem umas unhas a mais, que nos empreste?... é que já roemos as nossas todas! :)
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Cortes de cabelo - TOP 5
A escolha foi complicada, por isso deixamos aqui a lista dos 5 cortes de cabelo mais originais. A ordem é aleatória, ainda não escolhemos o melhor.
"Pedia que me rapasse o cabelo, mas deixasse duas carrapitas à frente pois estava inspirado pela cabra. Se calhar deixava a barba crescer no queixo... Ou então pedia um simples corte daqueles que agora usam em Espanha... em que deixam o cabelo na parte de trás da cabeça mais comprida que no resto. Sempre ficava um corte mais dinâmico e me ajudava a pedalar mais uns quilómetros por dia."
Diogo F
"Pois é cortar o meu rico cabelo louro num barbeiro... hummmmmmmmmmmmmm deixa muito a pensar!!!!! Talvez pedisse para ele me cortar o cabelo espigado , e fazia um penteado afro tipo umas rastas pelos joelhos e com uma parte enrolada à volta da cabeça tipo turbante!!!!!"
Joana M
"Vou pedir para rapar o cabelo pois assim o corte de cabelo dura mais tempo, mas vou pedir para deixar algum cabelo que pareça uns cornos, porque assim se a cabeça de cabra que vou ter que comer não der a força de um touro como publicitado, ao menos espero aparentar ter! E quanto às propriedades afrodisiacas, espero que as raparigas gostem de penteados invulgares!!!"
Filipe F
"Acho que pediria um corte tipo Macgyver com umas pequenas madeixas tipo Antonio Calvario. ja agora, para nao parecer tao abichanado pedia umas suicas de camionista para impressionar por esse deserto fora!!!! estou certo que o Mostapha tem no minimo o talento do Eduardo Maos de Tesoura a aparar arbustos!!!!"
Pedro A
"Entao eu estou numa viagem com um cabelo já a enrolar-se no raio das bicicletas que me tira a diversão toda... e penso assim? para que é que preciso do cabelo? "Mostapha, venha daí a maquina zero!!!" Sem cabelo continua a diversão, não tenho de comprar shampoo nem pente, vejo muito melhor as vistas,não incomoda a comer (em especial caldeirada de cabeça de cabra!) e se fizer sol se calhar até reflecte :D só vantagens!"
Mariana P
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Respostas 6 a 10
Como prometido hoje de manhã, cá vos deixamos a maior parte das respostas que faltam. Para amanhã fica a 11ª e derradeira resposta... e a lista dos melhores cortes de cabelo. Na sexta anunciamos o vencedor do PASSATEMPO SALOMON. E estamos em contactos ao mais alto nível, para ver se conseguimos um prémio para o corte de cabelo mais original. A ver vamos.
6a.
De que nacionalidades são os cantores que ouvimos na festa em casa dos pescadores berberes? Ele é argelino, ela é indiana. Os nomes, já agora: Cheb Khaled e Amar. E a música é “El Harba Wine”. Fica o vídeo:
6b.
Reencontrámos o Abdellah, quase três meses depois, em Agadir. No meio da rua, sem nada combinado.
7.
O que é Marrocos? Muita gente falhou, nesta. Uns puxaram pela imaginação e “viajaram na maionaise”. Outros espetaram definições de dicionários. A resposta correcta, no entanto, estava nos vídeos. Aliás, como quase todas as respostas a este passatempo. Vejam o vídeo e digam lá que não era simples!
8a.
Além de nós dois, aparecem no vídeo desenrascado do Sahara Ocidental mais nove camelos. Houve algumas respostas interessantes a esta pergunta.
8b.
Estamos a comer couscous, no vídeo. O Habib atravessou Guelmim com aquela panela nos braços, nem queríamos acreditar quando ele apareceu á porta do hotel, todo sorridente, a dizer que tinha trazido o almoço!
9.
O Camião Mais Lento do Sahara levava ácido de baterias. Se calhar era por isso que ia tão devagar.
10.
O Maior Comboio do Mundo tem 170 vagões, mas esta pergunta podia induzir em erro. Primeiro, porque na verdade o número de vagões varia, de viagem para viagem. Depois, porque no blog indicamos dois números. A diferença é que, quando dizemos 200, estamos só a falar do que nos foi dito. Os 170 aparecem num vídeo, e são contados “ao vivo” no próprio comboio.
Já agora, uma curiosidade de última hora. A “Joana mana” enviou-nos um link onde se noticia um novo comboio, no Brasil… com 3,5km de comprimento – o que relega os 2,7km do comboio de Zouerate para um honroso 2º lugar. Ou seja: o Maior Comboio do Mundo parece que vai passar a 2º Maior.
Respostas 1 a 5
Aqui ficam as respostas aos 5 primeiros dias do PASSATEMPO SALOMON. Hoje à tarde vimos aqui deixar as restantes. Já sabemos quem é o vencedor, mas só revelamos na sexta! ;)
1.
O animal com que tivemos um “encontro imediato” logo na primeira noite de campismo selvagem foi um lacrau. Enorme, raivoso, aos guinchos, com poderes sobrenaturais e raios de fogo a sair pelos olhos.
2.
O presidente do SC Benafim chama-se Deni Vargues. Grande entusiasta da “feijoada do dia seguinte”, do wrestling ao som de relatos de futebol, e de sauna à meia-noite.
3.
A banda sonora que nos acompanha na entrada em Espanha é da mítica série “Verano Azul”. O Love Boat aparece na entrada em Marrocos! E as Quimeras de Paixão, apesar de não existirem no mercado propriamente dito, estão muito presentes no nosso imaginário pimba, e são mencionadas no vídeo em que cortamos o cabelo, em Tiznit.
4.
Onde fica a casa da tia Liló? Esta era hiper-difícil, porque a tia Liló tem imeeeensas casas. Mas a que nos referíamos, claro, era a de El Puerto de Santa Maria. Toda a gente acertou, nós ficámos super-contentes, e a tia achou o máximo!
5a.
As primeiras palavras que aprendemos em árabe de Marrocos foram chuva (está) e frio (berda). O que tem qualquer coisa de irónico, visto que vínhamos à procura de areia e deserto. ;)
5b.
O Hicham fez 540km na sua aventura de 3 dias a Chefchaouen, por muito que possa parecer exagero. Mas é verdade.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Acabámos de saber
Faltam 9 dias para a Super Bock anunciar os vencedores do Super Blog Awards. Toca a fazer figas, portanto!
Quanto ao Passatempo Salomon, estamos a contabilizar as respostas. Amanhã damos as respostas certas e até ao fim desta semana anunciamos o vencedor. Ou a vencedora. ;)
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
de Saint Louis a Dakar
Quatro meses depois de arrancarmos do Terreiro do Paço, chegámos ao Senegal! Os dias em Saint Louis, perto da fronteira Norte do país, serviram para nos ambientarmos a uma realidade completamente nova: o deserto tinha ficado para trás, estávamos agora na savana seca da África Subsariana. No regresso à estrada, fomos “multados” por um polícia corrupto. Dormimos numa pequena aldeia, no terreno do chefe local. Furámos dois pneus cada. Vimos abutres, muitos cadáveres de animais junto à estrada, embondeiros por todo o lado. Dormimos no Lago Rosa, atravessámo-lo de piroga… e depois de alguns quilómetros a rasgar um trânsito caótico e imundo, chegámos finalmente a Dakar – onde fomos recebidos pelo Embaixador de Portugal, que nos convidou para ficar até à recepção do Dia de Portugal. Nesta festa conhecemos o Filipe Morango e o Luís Norton de Matos, que nos compraram as bicicletas, re-equilibrando as contas para um regresso que também foi fértil em histórias. E tu, até onde vais com 1000 euros?
Curiosidade: ao longo de toda a viagem, de Lisboa a Saint Louis, furámos um pneu cada. E nos últimos 100km, já com Dakar praticamente à vista, furámos ao todo quatro pneus!
PASSATEMPO SALOMON
Pergunta 1: O que pediu o chefe da aldeia ao Carlos, em troca deste se casar com a sua filha?
Pergunta 2: O que diz o aviso à porta da Sala de Portugal, na Universidade de Dakar?
Responder por email. Vamos anunciar os resultados durante esta semana, tal como algumas curiosidades à volta deste passatempo, das respostas, etc.