sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Chegámos a Silves!

Cumprimos a 1ª etapa desta longa aventura. Ainda meio-zonzos após dois dias de “montanha”, queremos apenas deixar uma palavra a toda a gente que nos tem seguido/apoiado: obrigado!

Vamos tomar um bom banho, escrever o que temos a escrever, montar o filme desta semana... e amanhã actualizamos a “barra de custos” e damos mais novidades.

Sexta e sábado ficamos por aqui, a recuperar energias, depois seguimos em direcção a Espanha. Até amanhã!

Distância percorrida na terça: 74km
Distância percorrida ontem: 46km (1ª Especial de Montanha)
Hoje: 44km (a Montanha nunca mais acabava!)


P.S.: O "bom vinho" custou apenas 1,65€. ;)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Baptismo

Dois dias parados, por causa da chuva. Uma travessia de ferry, no rio Sado. Com tanta água, poderia parecer óbvia a associação a um título do género "Dilúvio".

Mas sejamos honestos: não choveu assim tanto. E o ferry, de Arca de Noé tinha muito pouco.

Mesmo assim, agradou-nos a ideia de usar uma referência bíblica para o título deste post. E porquê baptismo?

1. porque depois de apenas 22km e dois dias parados, ontem foi a verdadeira iniciação. "Apadrinhados" pelo grupo de BTT de Vila Fresca de Azeitão, começámos a primeira etapa do dia (até Setúbal) na companhia de 15 BTTistas. A viagem foi relativamente rápida, quase sempre agradável - à excepção de uma longa e dolorosa subida...não fosse o facto de estarmos com aquela malta toda a ver, quase de certeza que tinhamos parado a meio para descansar. Mas não: resistimos, suámos, bufámos. E assim chegámos ao Porto de Setúbal, prontos para a última das despedidas.

2. porque a travessia para Tróia, sendo a última até Doñana (Espanha), teve um simbolismo diferente. Atravessar o Tejo já tinha sido especial, com Lisboa, família e amigos a ficar cada vez mais pequenos (e à nossa frente, a aventura). Mas o Sado, depois de dois dias em que só nos apetecia pedalar e não podíamos, foi o tónico que faltava.

Almoçámos na Comporta, ficámos a dormir no Carvalhal. O dia correu bem, apesar de muito vento de frente. Já nos tinham avisado, e confirmamos: as descidas transformam-se em rectas, as rectas em subidas, e as subidas... não vamos falar nisso.

Acampar, depois do conforto e mordomias de Azeitão, foi a confirmação que faltava: estamos em viagem, a caminho de África. Fizemos um jantar na fogueira, bebemos um bom vinho, fomos para a cama cedo com as nossas meninas - as bicicletas - dentro das tendas!



Distância percorrida ontem: 48 km
Distância percorrida hoje: 40 km

sábado, 23 de fevereiro de 2008

#00 - Bora lá



O título diz tudo: amanhã, seja qual for a cor do alerta, vamos embora.

Por muito pouco que dê para avançar, avançamos. É que ficar aqui parados, quando estamos tão perto de Lisboa, causa alguma comichão. E não é só a nós, pelo que lemos nos posts. ;)

Queremos é pedalar. Queremos fazer quilómetros, poder deitar fora os mapas já percorridos, aliviar peso nas bikes.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008



"Os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão hoje sob aviso Amarelo, devido à previsão de chuva e trovoadas fortes, segundo o Instituto de Meteorologia. O aviso Amarelo é o segundo de uma escala que vai até quatro e corresponde a uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. "

in Diário Digital

E agora?!

Esperamos um bocado? Ainda agora começámos e queremos é fazer quilómetros... mas com uma chuvada em cima, não apetece nada.

Esperamos em Azeitão, no conforto da casa da Mariana? Ou pedalamos em condições pouco recomendáveis para quem quer ir tão longe? Aceitam-se ideias.



Já pedalámos 22km, estamos em Vila Fresca de Azeitão! Terra de gente boa, onde fomos (muito bem) recebidos pela família Caldeira, vizinhos da irmã do Carlos.

Aliás, o apoio à viagem é espectacular. Ontem, no trajecto que marcou a nossa estreia por estradas portuguesas, o que não faltou foi gente a apitar, a desejar boa sorte, a gritar "Dakar! Dakar!" e "mete-te na berma, palhaço!".

Este fim-de-semana, deixamos aqui um video dos "bastidores" da partida, fica prometido!

É inevitável fazer alguns agradecimentos. A pedalada desta ideia não seria a mesma sem o Eduardo Pinto, por exemplo. É ele que se vê nas reportagens, a saltar de um lado para o outro, a filmar, a ajudar. É incansável, é o nosso "3º elemento", por muito que fique em terra. Obrigado também à Young Networks e à Salomon, que se arriscaram numa nova forma de comunicar, apoiando-nos sem condições. À Panorâmica35 que nos emprestou o estúdio, à Torke pela inspiração e pela ajuda desinteressada... e a todos os nossos amigos, não os podemos nomear porque felizmente são muitos, e cada um ajudou em fases diferentes, de muitas maneiras.

And last but not least: Farra Fanfarra!!!

Foram eles que deram o colorido que fez a diferença, nas reportagens da partida. São os maiores, no talento e na atitude. Quem não os conhecia (como é que é possível?) tem de os ver ao vivo, é uma experiência única. Ontem eram oito ou nove, no Terreiro do Paço, mas em palco são vinte e tal. Vão estar no sábado na Galeria ZDB (Bairro Alto) - não percam, por muitos alertas amarelos lançados!

Acabamos com as fotografias que a Rita Caldeira nos tirou, à chegada a Vila Fresca de Azeitão.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Hoje partimos para África.

Partimos com uma surpresa muito agradável, os 1000 euros de cada um são agora patrocinados pelo blogue dofundodacomunicacao.blogspot.com. Contudo o objectivo mantém-se... Até onde vais com mil euros?

Fica aqui, mais uma vez, o video do momento... para rirmos todos e sonharmos um bocadinho mais longe do que estamos habituados.

Abraços. beijinhos e obrigado a todos. Continuem a comentar no blog, para nós é uma motivação extra.

Cá vai video, lá vamos nós!



É inevitável editar este post, não há palavras para descrever a emoção presente na partida!




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Falta mais ou menos 48 horas para a partida.

Não podíamos estar mais preparados: no Curso Intensivo de Mecânica aprendemos coisas tão básicas como "para que servem as mudanças". O Fernando, um brasileiro que lida com bicicletas desde miúdo, deve achar que nos falta um parafuso. Depois de "avaliar" a bicicleta do Carlos, por exemplo, declarou que ele ia voltar para Portugal num porta-chaves. Tal é a qualidade da bike!

E depois das artes dos pedais e das correntes, passámos ao tiro. É que anda aí uma coisa no ar, uns olhares de sobrancelhas arqueadas, sempre que falamos na Mauritânia. Por causa de meia-dúzia de bandidos, o país inteiro agora é olhado de lado... mas quem somos nós para fazer julgamentos. Adiante: tanto nos disseram "Cuidado com a Mauritânia!" que decidimos alistar-nos na tropa... por uns minutos. :)

O resultado destes últimos preparativos está neste video:


Instituto de Meteorologia prevê melhoria a partir de terça-feira!

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê uma melhoria progressiva do estado do tempo a partir de terça-feira e garante que «o pior já passou». Para quarta-feira, o Instituto prevê céu nublado e ocorrência em todo o país de alguma precipitação e aguaceiros pontuais que irão diminuindo progressivamente ao longo do dia. Para quinta-feira, está prevista uma melhoria significativa do estado do tempo, o céu vai estar pouco nublado e não está previsto a ocorrência de aguaceiros. De acordo com o mesmo instituto, na sexta-feira, sábado e domingo o céu vai estar pouco nublado ou limpo.

domingo, 17 de fevereiro de 2008



E se de repente vos disséssemos que, até agora, quase não tocámos nas bicicletas?!

Esta semana extra até podia ter servido de pretexto para uns treinos, mas a verdade é que nos encostámos um pouco (e estava frio!), e concentrámo-nos no blog, em filmagens, contactos... e, acima de tudo, em acções de divulgação do projecto.

Por acções de divulgação entenda-se "Bairro", a passar palavra e a distribuir as polaroids que fazem publicidade ao blog.

E o beamvertising! Essa palavra estranha, mas que anda na boca de muita gente nos últimos tempos. Há quem a conheça por motivos profissionais (comercialmente só se tinha feito uma vez, cá em Portugal); há quem goste por razões artísticas... nós fizemos só pela piada!

Fica aqui o resultado, já disponível no youtube:

Hoje (segunda) à noite vimos cá deixar mais um video, com os "cursos de mecânica e auto-defesa". Voltem amanhã, vai valer a pena.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008


Adiada a partida, ontem resolvemos intensificar os treinos. Primeiro, umas caipirinhas na Nauticampo; e depois Bairro Alto, a fazer contactos e a colar polaroids com o blog. Foi uma noite tão produtiva que aproveitámos para treinar mais um bocadinho, hoje de manhã.

Este video (obrigado, Rosa!) é a prova de como estamos empenhados em conseguir a melhor condição física possível, antes de nos lançarmos à estrada.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008



"O bom tempo tem os dias contados, pois as temperaturas vão descer a partir de quarta-feira e a chuva poderá começará a cair no litoral a Sul de Sines a partir de quinta-feira, revelou hoje o Instituto de Meteorologia."

Quem diria que, depois de todo este esforço (horas seguidas de treino físico, cursos de auto-defesa e uma dieta rigorosa à base de feijoada, cozido à portuguesa e bom tintol alentejano), teríamos de adiar a viagem por uma semana.

O tempo tem destas partidas; e não estamos a falar da meteorologia. É verdade que vai estar frio, e quase de certeza que vai chover – mas não é por isso que vamos mais tarde.

Sejamos honestos: há por aí quem nos queira apoiar.

E para quem tem tempo para pedalar África abaixo, esperar uma semana não é muito. Assim, partimos na próxima quinta-feira, dia 21. Tirando isto, mantém-se tudo igual.

Nem é mau: temos mais tempo para “namorar” o blog. Todas as ideias, críticas e dúvidas são bem-vindas.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008




Passámos o dia na oficina, a fazer a revisão final às bicicletas.

Falta pouco! Partimos na quinta-feira, dia 14, de Alvalade até ao Tejo, e depois rumo a Azeitão. A partir daqui, é descer em direcção a Silves.

Como diz Lao Tsu (esse nome incontornável da filosofia chinesa):

"Uma viagem de mil quilómetros
começa sempre com um simples passo."

Adaptando a este projecto,

"Uma viagem de 3 mil quilómetros começa com uma simples pedalada."

(que de simples não tem nada, tendo em conta o volume das nossas barrigas!)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Dois portugueses, duas bicicletas... até Dakar?

Acompanha-nos, a partir de segunda-feira, numa aventura em que só há um limite: cada um só pode gastar mil euros.

E tu, até onde vais com mil euros?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008


Jorge, 31 anos

Licenciado em Publicidade, no IADE.

Signo: Balança.

Fez vários Inter-rails, viajou no Sudeste Asiático e fez uma volta ao Mundo, sozinho, que acabou por ser só meia-volta.

E por falar em voltas... tantas deu na sua vida que acabou por se apaixonar pela Índia, onde já foi três vezes; e onde não se cansa de voltar. Bombaim é hoje uma espécie de segundo lar, se é que isso existe.

Adora Bollywood! (e desculpa, Carmo... tens toda a razão, como é que deixei passar isto: fã incondicional dos Pearl Jam!)

Treinou intensamente para esta aventura, há 15 anos, quando fazia passeios de bicicleta da Praia das Maçãs ao Cabo da Roca.


Carlos, 32 anos

Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade Católica.

Signo: Escorpião.

Fez vários Inter-rails, viajou no Sudeste Asiático e no Médio Oriente, e atravessou toda a América Latina, durante um ano, com dois amigos.

Foi sequestrado na Colômbia - pelos encantos das nativas e pela simpatia do povo em geral - e o que era para ser uma passagem de 15 dias transformou-se numa agradável estadia de quatro meses.

Não percebe nada de mudanças de bicicleta, espera aprender alguma coisa durante esta viagem.

CONTACTOS

Para entrar directamente em contacto connosco, podem usar o nosso mail:

proximaparagem@gmail.com

Introdução

2 amigos
2 bicicletas (emprestadas e de supermercado)
1000 euros cada um
Objectivo: Dakar
Até onde será que vão com 1000 euros?