quinta-feira, 13 de março de 2008




Mikelina, mais rija que um pau de marmeleiro

Mikelina soa a escape tunning do Feijó mas o nome tilintou como jackpot na cabeça por outra razão – presto aqui uma singela homenagem à minha já falecida tia-avó, a Miquelina. As semelhanças acumulam-se:

Também era meio-asiática (tenho bisavô indiano) mas de exótico só trazia o mau feitio e um cabelo em forma de penico. Chiava e gemia intermináveis conversas sempre com o mesmo disco riscado, e todos os Natais oferecia-me uma pasta colgate dizendo solenemente - “Para lavares os dentinhos!” perante o meu olhar sempre incrédulo.

E assim foi vivendo ano após ano, rija como um pau de marmeleiro. Trago-a num pedestal da minha memória, não pelo seu valor como tia-avó mas pelos inesperados caminhos (mentais) por onde me levou. Que esta siga o mesmo caminho!
by Carlos


Penélope, la reina de las glorietas

Penélope, porque não consigo resistir a este nome. O primeiro post a sugeri-lo deixou-me logo com alguma comichão, e quando percebi que havia mais adeptos... também me juntei à causa.

Tem muito salero – e isso deve ter contribuído, já que a passagem por Espanha tem sido uma revelação. Há qualquer coisa de musical no nome: sempre que o oiço, consigo imaginar a minha bike a deslizar pelas rotundas, graciosa e leve, brilhando ao sol. Ou não tivesse o cognome de “reina de las glorietas”!

No tempo em que os “parolos” colavam no rabo dos carros uma moça de longos cabelos e chapéu andaluz, uma amiga ofereceu-me um autocolante. Acompanhou-me por muitos anos, colado a um aquecedor a óleo, tornando quentes as noites frias do Inverno de Sintra. E agora é a bicicleta, de Penélope baptizada, que metade-dentro-da-tenda, metade-fora, me acaricia os pés todas as noites.
by Jorge



Até agora:

Mikelina – a corrente saltou duas vezes
Penélope – partiu-se um encaixe do banco

Fora isso, estas duas meninas de famílias humildes estão a portar-se como duas rainhas.

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns à avó Mikelina ela sabia o valor de um sorriso!
A escolha merecia um Jameson.

Quanto à Penélope, como o compreendo, não apenas pela brilhante exposição... mas pelo sentido sub-liminar do nosso Ulisses...

CrisCa disse...

;-)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))Aiii, ai, ai.......
Ainda tenho um AVC emocional de tanto rir c a tua descrição...
... si... da Miquelina.......
Cris

Anónimo disse...

Fiquem a saber quem deu o nome de Penolope foi a madrinha do Carlos!

ah!ah!

Anónimo disse...

belos nomes!
que a mikelina e a penelope, esmeradas e altruístas donzelas, vos acompanhem e guiem nos bons e nos maus momentos da vossa viagem!

abraços!


p.s. - africávista! tá a puxar!!

Anónimo disse...

Acho que escolheram muito bem! Meu irmão, só espero que a tua menina não caia a um poço marroquino e apanhe alguma forma de tifo africano, e vê lá se te pede algum certificado no fim da viagem para provar que antes de ti nunca tinha sido montada por ninguém! Beijinhos!

Anónimo disse...

A tia Mikelina com todos os seus defeitos de " fofoqueira" da família e todas as neuroses contra os homenens e as bactérias era segundo ela uma grande "andarilha".
De bicicleta vai até Dakar na boa desde que laves bem os dentes.
Beijos Mãe

Anónimo disse...

Parabéns pela escolha dos nomes das vossas meninas. Acredito que não tenha sido tarefa fácil :)*
Beijo, Patrícia R.

Anónimo disse...

Olá rapazes!
Os nomes das vossas bicicletas gostei:
Mikelina uma tia avó " andarilha" que queria que a família tivesse os dentes bem lavados'Força
Penélope ? se não estou gagá a Cruz? Miuda gira à farta e muito inspiradora' Em frente!
Todos os caminhos vão dar a Dakar!
O tenente reformado

Anónimo disse...

Olá,
Contem lá como são as conversas entre vocês, como chegam a consenso, se passam alguns perídos de silêncio a pensar, por exemplo "hoje não me apetecia tê-lo por perto", quem gostariam que vos tivesse acompanhado em alternativa nesta aventura... ou seja, ponham-se a nú (sim já vi lá mais atrás na sauna) mas não é dessa nudez que falo.
Falem das vossas inquietações...

Ass: 5 olhinhos

Anónimo disse...

Gostei do nome daquela que dorme contigo. lol Miquelina. Lindo. bzzzzzzzzzzzzzzzz. que ciumes que tenho da miquelina. Grrrrrrrrrrr. Beijos. ass: BZZZZZZZZZZZZZZZ

Anónimo disse...

Dou 500 euros por uma noite bem passada com a mikelina.