terça-feira, 15 de julho de 2008

El Jadida - 6 Momentos

Sabia que... enquanto foi presidente, Mário Soares visitou El Jadida três vezes? É verdade, três - 1,2,3 - pelo menos segundo as nossas fontes marroquinas.

Nós ainda só fomos uma - mas quem sabe se noutras viagens a Marrocos não batemos o recorde do ex-presidente "fixe". Esta visita aconteceu porque tivemos de esperar que se resolvesse a situação dos camiões na alfândega. Sem paciência para Casablanca, fomos a El Jadida - conhecida sobretudo pela praia e pela Citadela Portuguesa. E foi entre velhas muralhas e ruas com nomes lusos que conhecemos o Habib, um comerciante local que fala um português impecável, e que entre muitos anónimos portugueses, travou conhecimento com - surpresa! - a atleta Aurora Cunha.


Foi um final de viagem simpático, num regresso momentâneo ao espírito de viagem que marcou os primeiros dias em Marrocos. O deslumbre pelas cores, o fascínio dos cheiros, a coreografia anárquica de imagens... que pena irmos embora!


Ficam alguns momentos:






4 comentários:

Anónimo disse...

3 vezes??! O dr. Soares era mesmo fixe, a passear à custa do pessoal. E ainda queria voltar a ser presidnte' Devia era estar com saudades dos amigos de El Jedida. Olha, eu nuca fui mas dá para perceber que é um lugar bonito, antigo e tal.Vocês é que já deviam estar mais cá do que lá, com tanta ansiedade em voltar. É compreensível. Então e os videos prometidos?a malta está à espera! Eu ainda não votei, e só voto depois de ver o filme novo.

Anónimo disse...

Estou tao orgulhosa de voces!!! Tanto, tanto, que nem me lembro de nenhum comentario mais decente para vos deixar. A familia Figueiredo esteve a torcer desde o inicio :) Como nao pude ir ao comicio (para grande pena minha) brindei a vossa chegada com "Raivas Carlitos"(lembras-te...) regadas a Licor Beirao acabadinhos de chegar de Aveiro... Um grande beijo babado,
Monica Figueiredo

Anónimo disse...

Oi, caros amigos aventureiros, tive em El Jadida, há cerca de uma semana, numa viagem de carro até Layone. Fiquei surpreendida por ter encontrado lá um legado português tão rico. belíssimo!!!
Esta foi a minha segunda viagem por Marrocos, desta vez sempre pela costa. Mas achei o interior de Marrocos muito mais rico e interessante a vários níveis, nomeadamente a diversidade de paisagens absolutamente estonteante.
bjs e saudações aventureiras
Maria Ferreira

Anónimo disse...

Olá Maria! Foste até Laayoune? Bela viagem... se quiseres manda-nos por mail umas fotos e histórias, a ver se publicamos aqui qualquer coisa. O que é que gostaste mais? Imagino El Jadida, nesta altura... devia estar a abarrotar...

Manda notícias! Bjs
Jorge