quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Meteorologicamente abençoados (11º ao 13º dia, de Mira a Aveiro)

Cuidado com o granizo! Desvia-te desses pingos de chuva! Abranda um pouco para não apanhar a ventosga que vem aí! Agora acelera, foge das nuvens pretas, temos de ir atrás daquela nesga de céu azul!

Por muitos alertas e dramas meteorológicos anunciados, temos conseguido evitar molhas e outros incómodos. Vá-se lá saber porquê ou como, mas quando começamos a pedalar a chuva pára. Quando montamos as tendas, recomeça. Se viramos à esquerda, as nuvens fogem para a direita. Se vamos para a direita, o vento muda para se manter nas nossas costas.

Que sorte!

Em boa altura descobrimos a Senhora da Estrela, que por razões difíceis de explicar deve ter resolvido proteger-nos. Mais uma vez.

E não é só no tempo que temos sido, digamos... abençoados. É nas pessoas que conhecemos e na forma como somos recebidos. Estamos em Aveiro, em casa da família Palma, ontem apresentámos o livro numa Bertrand "quase engalanada"... mas disso falaremos no próximo post.

Da última vez que tínhamos escrito, estávamos na Praia de Mira. Chegámos ao fim do dia, já a escurecer, e levantou-se um vendaval que não nos deu grandes hipóteses de escolha. Abrigámo-nos numa casa abandonada, junto ao mar - e aí jantámos... e aí dormimos. As três tendas enfiadas num quarto já meio reclamado pela areia da praia, as bicicletas encaixadas no espaço que ainda sobrava, e tivemos a companhia e protecção de um rafeiro, que comeu os restos do jantar que lhe oferecemos, e ainda se levantou duas ou três vezes durante a noite, para ladrar a estranhos que se aproximavam da casa.

Na terça-feira, chovia. Toda a manhã e parte da tarde. Ficámos num café (nós dois e o Alexandre) à conversa com um alemão que estava a viajar sozinho pela Europa, no seu velho Mercedes com uma pequena roulotte atrás. Ele chamava-lhe "A Bolha".

A meio da tarde, decidimos que tínhamos mesmo que avançar. Com chuva, não interessa. O Alexandre tinha vindo pedalar uns dias connosco, mas passáramos a maior parte do tempo parados. E tínhamos a apresentação em Aveiro, não havia tempo a perder.

Assim que nos montámos nas bikes, a chuva parou. O sol apareceu e acompanhou-nos até um pinhal perto de Vagos, onde montámos as tendas. Jantámos ao relento, conversámos um pouco, e quando nos retirámos para as tendas, caiu uma carga de água. Toda a noite.

Quando nos levantámos, de manhã, ainda chovia. Mas foi só correr o zipper das tendas que, como por magia, a chuva parou outra vez. Avançámos devagarinho, junto ao mar, a caminho de Aveiro. Tirámos fotos às casas às riscas da Costa Nova, perdemo-nos na Gafanha da Nazaré e encontrámos o Pedro Palma em Aveiro. O Alexandre voltou para Lisboa e nós fomos com o Pedro para casa.

Alguém ouviu ontem a TSF? Demos uma entrevista muito gira!

10 comentários:

Anónimo disse...

Pois é parece que a Senhora da Estrela está sempre a andar com as vossas meninas...

"BIBA" Aveiro...digo eu.

Anónimo disse...

boas, nao ouvi mas tenho pena, eles devem ter gurdado e podem disponibilizar o link para que metam no blog para ouvirmos online, boa?
um abraço e boa continuação.

Anónimo disse...

aqui está o link

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1122883

bjs a todos

Anónimo disse...

aqui é qundo falam do livro
vou tentar procurar o programa da manha

Anónimo disse...

finalmente o link!!!!!

http://tsf.sapo.pt/programas/programa.aspx?content_id=1016877

snake disse...

Ouvi a Vossa entrevista estiveram espectaculares!

Acho que desixaram o "virus" em mais pessoas!

E em tempo de crise, até o Jornalista ficou entusiasmado com a ideia. Ou pelo menos chegou-se à frente com um novo negócio "Agência de viagens Low Cost" O espertalhão ein!!!

Um abraço e continuem a espalhar o "Virus"

Anónimo disse...

fosses estam a ir mt bem !!!! sou uma das netas da dona florinda.espero que nao se constipem!! Obidos

Anónimo disse...

desculpem enganei-me na palavra vosses

Anónimo disse...

dona Florinda de Obidos manda-vos cunprimentos , o resto de uma boa viajem e quando quiserem venham tomar um cafe a Obidos

Anónimo disse...

Abençoados sejam porque a coisa tá pro fresquinha lá em cima. vão precisar de todo o apoio da vossa estrela. pode ser que melhore! parabens pelo programa na TSF, e faço minhas as palavras do Snake. Espalhem o vírus!