sábado, 30 de agosto de 2008

Última chamada

Faltam 24 horas para o fim das votações! A partir de amanhã, os Blog Awards entram na fase derradeira - a do júri. Continuamos em primeiro lugar na nossa categoria, mas temos de impressionar! Se há quem ainda não tenha votado (será que há?!), está à espera de quê? :)

Quanto à semana que está prestes a começar... promete: chega Setembro, Lisboa ganha uma nova vida, o nosso blog vai "lavar a cara" e há muitas novidades!

Há malucos-a-fazer-voltas-ao-mundo, há guitarras-prometidas, linces, fotos de amigos... e será que é desta que fazemos o derradeiro clip?

E a Mikelina? E a Penélope? O que será feito das nossas meninas?

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Toca o telefone

Ontem, toca o telefone.

Atendo: um bonjour cheio de energias positivas cola-me imediatamente um sorriso à cara. É o Djaló. E apesar de não falarmos há apenas uma semana, é como se tivessem passado anos. Quer saber se estamos bem, como estão a correr as coisas com o livro, com as nossas vidas.

“Está tudo bem”, respondo. E entre tanta coisa que há sempre para dizer, também eu quero saber como vai a vida em Nouadhibou. Ele diz-me que está tudo igual, apesar do golpe de estado.

“Não se nota diferença nenhuma nas ruas, é uma coisa de políticos. As pessoas falam nisso porque têm medo do que possa vir a mudar, mas em termos de segurança e do dia-a-dia, está tudo igual.”

Pergunto-lhe pela namorada, por todos os amigos – tenho saudades.

“O Joaquim já chegou”, diz-me a certa altura. E passa o telefone ao algarvio.

Fez boa viagem. Sozinho, como é costume – ainda não foi desta que alguém se decidiu a aproveitar a boleia. Confirma que está tudo igual no país, “só a fronteira é que está diferente... está vazia, pá! Que maravilha, não tinha lá ninguém, passei num instante!”

E depois conta-me que encontrou no deserto dois húngaros, a acampar. Estavam a fazer Budapeste-Dakar… a pé! Não aceitaram boleia, porque ia contra o espírito da viagem, e contentaram-se com alguma água que o Joaquim lhes ofereceu.

O telefone volta para as mãos do Djaló, deste lado continuo eu. Falamos mais um pouco, já nem me lembro do quê. É tão bom ouvir vozes amigas, principalmente quando transmitem tanta paz e boas energias.

E quando finalmente nos despedimos e desligo, o sorriso mantém-se durante longos minutos.

Hoje, toca o telefone.

Atendo: um bonjour feminino, doce mas firme. É a Nancy. Já não falávamos há muito tempo. Também quer saber como corre a vida aqui, conta algumas novidades, mais uma vez tenho um sorriso estampado, é tão bom perceber que apesar da distância, as amizades sobrevivem. Lembramos o dia em que filmámos o teledisco dela, a Nancy diz estar eternamente grata. Eu não sei o que dizer, foi um filme feito num dia, podia ter feito melhor... mas podia nem me ter dado ao trabalho, é verdade.

Quando desligo, volto a Portugal - mas fica o sorriso, e volto para casa a pensar na Mauritânia.

Vá-se lá saber porquê, mas ainda não disponibilizámos o video da Nancy no blog. E não é cedo nem é tarde: é mesmo hoje, é agora. Fica aqui a música Enemy, que fala sobre as má companhias e as falsas amizades. Felizmente não foi o caso. Quanto ao teledisco propriamente dito, não posso afirmar que seja tecnicamente muito feliz. Foi feito em cima do joelho, com o computador a meio-gás... mas desculpar-me para quê... foi o que consegui fazer, e com muito gosto.

Só um pormenor, não consigo evitar: o efeito especial tipo vidro a estilhaçar-se foi um requinte a que não consegui fugir. Eu e o Carlos andávamos há algum tempo a "namorar" os telediscos africanos e fartávamo-nos de rir de cada vez que víamos esse tipo de efeitos... e quando percebi que tinha este no programa onde estava a editar... eheh. Espero que "gostem".

by Jorge

terça-feira, 26 de agosto de 2008


Com esta série de 23 fotografias, começamos um conjunto de posts dedicados aos muitos amigos que fizemos durante a nossa aventura.

E como ultimamente temos falado tanto da Mauritânia, é exactamente por aqui que vamos começar. A maior parte das fotografias são inéditas, apesar de uma ou duas já terem sido aqui publicadas. Esperemos que gostem!


















Para ver mais fotografias da Mauritânia:

http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com/2008/06/blog-post.html

http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com/2008/05/joaquimo-nosso-anfitriao-algarvio.html

http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com/2008/05/blog-post_30.html

http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com/2008/05/blog-post_28.html

http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com/2008/06/o-tempo-passado-em-zourate-foi-curto.html

http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com/2008/06/peixe-fresquinho-grelhado-na-rua-boa.html

http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com/2008/06/sada-savannah-71-mil-views-jos-fachada.html